! Em festa para 450 mil pessoas, presente para Iemanjá atrasa - Últimas Notícias - UOL Carnaval 2011
  • http://carnaval.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/redacao/2011/02/02/em-festa-para-450-mil-presente-para-iemanja-atrasa.htm
  • Em festa para 450 mil pessoas, presente para Iemanjá atrasa
  • 16/04/2014
  • UOL Entretenimento - Carnaval 2011
  • UOL Carnaval 2011
  • @CarnavalUOL #Carnaval2011
  • 1
Tamanho da letra
02/02/2011 - 12h38

Em festa para 450 mil pessoas, presente para Iemanjá atrasa

LUIZ FRANCISCO
Colaboração para o UOL
Dia de Iemanjá leva turistas e fieis à praia do Rio Vermelho
Veja Álbum de fotos

Milhares de baianos e turistas, a maioria vestidos de branco e azul, as cores “prediletas” de Iemanjá, participaram nesta quarta-feira (2), na praia do Rio Vermelho, da última grande festa popular da Bahia antes do Carnaval. As homenagens para Iemanjá começaram às 4h30, com uma alvorada.

A exemplo do ano passado, quando o caminhão que transporta o presente principal para Iemanjá foi apreendido pela Polícia Rodoviária Estadual, por apresentar irregularidades com a documentação, os pescadores também não conseguiram entregar a sua oferenda à “rainha das águas” pela manhã. A encomenda (uma escultura) feita a um artista plástico de São Paulo sofreu algumas danificações durante a viagem. “Tivemos que encontrar um ateliê em Lauro de Freitas [região metropolitana de Salvador] para fazer uma escultura semelhante à original”, disse Marcos Santos, presidente de uma colônia de pescadores do Rio Vermelho.

Depois da alvorada, os fiéis repetiram um ritual de quase nove décadas e colocaram presentes (perfumes, jóias, pentes, espelhos e flores, entre outros) dentro de 300 balaios, contrariando recomendação feita por diversas associações de moradores para que fossem utilizados apenas produtos biodegradáveis. Segundo os organizadores da festa, cerca de 250 embarcações vão transportar as oferendas para o mar no final da tarde.

Segundo a tradição, a festa em homenagem a Iemanjá ganhou uma grande dimensão a partir de 1924, quando os pescadores enfrentaram uma crise generalizada. Para melhorar o desempenho no mar, eles fizeram uma promessa para Iemanjá. Em meio à festividade religiosa, o lado profano da festa: 110 percussionistas, além de músicos de sopro e um mini-trio da banda Psirico foram às ruas para animar os foliões. O vocalista Márcio Victor disse que durante o seu desfile vai apresentar cânticos do culto afro-brasileiro. “Temos de manter as nossas tradições. A festa de Iemanjá é uma das mais bonitas do calendário popular da Bahia”, afirmou. Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 450 mil pessoas participaram dos festejos.
 

Últimas do Carnaval DE SALVADOR

Mais Notícias

Últimas do Carnaval do Brasil

Mais Notícias