Nenê, campeã do Grupo de Acesso, e Acadêmicos do Tatuapé voltam à elite do Carnaval de SP

  • Ale Vianna/BRAZIL PHOTO PRESS/Folhapress

    Nenê de Vila Matilde, campeã do Grupo de Acesso, volta para o Desfile das Campeãs, na sexta-feira (24)

    Nenê de Vila Matilde, campeã do Grupo de Acesso, volta para o Desfile das Campeãs, na sexta-feira (24)

A Nenê de Vila Matilde é a campeã do Grupo de Acesso (a "segunda divisão") do Carnaval de São Paulo. A Acadêmicos do Tatuapé, também da zona leste da capital paulista, é segunda colocada. Com o resultado, divulgado na noite desta terça-feira (21) pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, as duas voltam ao Grupo Especial em 2013. 

Com a passagem de retorno à elite garantida, Nenê de Vila Matilde e Acadêmicos do Tatuapé vão ocupar as vagas de Camisa Verde e Branco e Pérola Negra, rebaixadas do Grupo Especial para o de Acesso. Além disso, as escolas da zona leste participam do Desfile das Campeãs, na sexta-feira (24), ao lado da Mocidade Alegre, escola confirmada como vencedora do Grupo Especial, após confusão durante a apuração, para ser definido.

  • Julia Chequer/Folhapress

    Acima, passistas da Acadêmicos do Tatuapé, 2ª colocada, que também retorna à elite de SP

A Nenê de Vila Matilde foi campeã do Grupo de Acesso do Carnaval com 179,7 pontos, de acordo com os jurados, após apresentar o samba-enredo “No Palácio da Nenê, a festa é para você. Chica convida!”, sobre Xica da Silva, escrava que se tornou dama da sociedade brasileira do século 18 e acabou sendo conhecida até na corte portuguesa, após se envolver com um mercador de diamantes.

"O incidente do Grupo Especial não atrapalhou em nada a festa da Nenê, porque sambista não tem hora", afirmou Ediléia dos Santos, diretora da Nenê, que é uma das mais conhecidas e tradicionais comunidades do Carnaval paulistano, mas havia sido rebaixada em 2011.

A apuração do Grupo de Acesso foi definida apenas neste noite de terça-feira (21). A Leandro de Itaquera, também da zona leste, empatou com a Acadêmicos na soma das notas dos jurados, mas acabou ficando com a terceira colocação no quesito de desempate, favorável à agremiação do Tatuapé.

"O Carnaval paulistano é de alto nível. Com a força da comunidade, a Nenê conseguiu transpor obstáculos para conquistar o título", afirmou o presidente da escola, Rinaldo José Andrade, o seu Manteiga. "Este título é do povo do nosso barracão, das minhas baianas que fizeram as fantasias com suas próprias mãos, da minha família e de nossa comunidade, que é campeã".

RESULTADO DO GRUPO DE ACESSO
A Nenê de Vila Matilde, campeã com 179,7 pontos, e Acadêmicos do Tatuapé, vice com 179,3 pontos, sobem para o Grupo Especial em 2013. A última colocada do Grupo de Acesso, Unidos de São Lucas, com 172,3 pontos, está rebaixada para o Grupo 1 (equivalente à terceira divisão) do Carnaval de São Paulo.

Veja a classificação final do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo:
1. Nenê de Vila Matilde -- 179,7 pontos (sobe ao Grupo Especial em 2013)
2. Acadêmicos do Tatuapé -- 179,3 pontos (sobe ao Grupo Especial em 2013)
3. Leandro de Itaquera -- 179,3 pontos
4. Estrela do Terceiro Milênio -- 179,1 pontos
5. Morro da Casa Verde -- 178,6 pontos
6. Unidos do Peruche -- 178,6 pontos
7. Imperador do Ipiranga -- 178,2 pontos
8. Unidos de São Lucas -- 172, 3 pontos (rebaixada ao Grupo 1 em 2013)



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos