Topo

Blocos de rua

Do mantra ao rap: 11 blocos de SP provam que Carnaval não é tudo igual

Público se diverte no bloco pré-Carnaval de comemoração aos 463 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro - Débora Klempous/UOL
Público se diverte no bloco pré-Carnaval de comemoração aos 463 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro Imagem: Débora Klempous/UOL

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

17/02/2017 08h06

Se um dia você decidiu que não gosta de Carnaval porque só tem samba e axé, essa lista pode te ajudar a reavaliar os conceitos sobre a brincadeira que não para de crescer nas ruas de São Paulo. Na capital da diversidade cultural, o que não falta é bloco para agradar os mais variados públicos: do rap ao sertanejo, de mantras à música eletrônica, tem opção para todo mundo. Veja a lista e descubra um bloco para chamar de seu.

Rap no Carnaval
O rap se rendeu ao Carnaval. O bloco BeatLoko, criado pelo DJ Cia, estreia em 2017 na Praça da República, com a participação dos rappers Dexter, RZO, Correria, Costa Gold e outros.

BeatLoko
Data: 25/02
Horário: 14h
Local: Praça da República

Mantras por um mundo melhor
O Carnaval pode ser ótimo momento para celebrar a cultura da paz e lembrar que o mundo pode ser melhor. E é essa a proposta do FrancisKryshna, um bloco dedicado a São Francisco e Krishna, que estreia neste ano batucando e cantando mantras e músicas de devoção.
FrancisKryshna
Data: 04/03 - sábado 
Horário: de 9h às 13h
Local: Praça Rio dos Campos – Vila Pompeia

Forró na rua
Quem disse que sanfona, zabumba e triângulo não combinam com Carnaval? Dois blocos – A Ema Gemeu de Canto a Canto, e Rindo À Toa – são as opções para os fãs do forró. O primeiro tem no repertório clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, puxados pelo Trio Dona Zefa. Já o segundo embala o público com músicas do Falamansa -- que comanda o bloco -- e sucessos em ritmo de forró.

A Ema Gemeu de Canto a Canto
Data: 18/02 – sábado
Horário: 11h45
Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, n° 376 - Pinheiros

Rindo à Toa
Data: 04/03 – Sábado
Horário: 15h
Local:  Av. Brigadeiro Faria Lima, 104 – Pinheiros

Hoje é dia de rock, bebê
Os adeptos do rock’n’roll não precisam ficar de fora da festa. O Bloco 77 – Os Originais do Punk tocam versões do punk nacional em ritmo de marchinha. Já o Quero Morrer Amigo do Metallica vai transformar os sucessos da banda em samba, maracatu, chorinho e outros ritmos brasileiros. Mais purista, o Lets Block levará Led Zeppelin, ACDC, Kiss, Foo Fighters, entre outros para o Carnaval, mas sem desvirtuar o gênero.

Bloco 77 – Os Originais do Punk
Data:  25/02 (sábado) e 27/02 (domingo)
Horário: 15h
Local: Rua Simão Álvares, 366

Quero Morrer Amigo do Metallica
Data: 26/02 – Domingo
Horário:  15h
Local: Rua 24 de Maio, 62 - Centro

Lets Block
Data: 25/02 – sábado
Horário: 14h
Local: Rua Cotoxó, 408 – Perdizes

Vai ter sertanejo, sim!
Pode vir de bota e de chapéu, porque vai ter sertanejo. O estreante Pinga Ni Mim é o primeiro bloco de São Paulo dedicado ao gênero. No repertório, sucesso das antigas, como os de Leandro e Leonardo, e hits atuais, como os de Maiara & Maraisa.
Pinga Ni Mim
Data: 27/02 – Segunda-feira
Horário: 12h
Local: Helio Pellegrino, 200 – Moema
6 – Pode até virar rave!
Amantes de música eletrônica não ficarão desamparados no Carnaval. Pelo segundo ano consecutivo, o Unidos do BPM leva DJs para o Centro de São Paulo. Já estão confirmados: L_Cio e Leonardo Ruas.

Unidos do BPM
Data: 25/02 – sábado
Horário: 15h
Local: Rua Nestor Pestana,Centro

É pop!
Para bater cabelo ao som de Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, Britney Spears, Madonna e outras divas, não perca Meu Santo é Pop na Rua Augusta. É diversão garantida.

Meu Santo é Pop
Data: 04/03 – sábado
Horário: 14h
Local: Rua Augusta com Antônia de Queirós

Funk romântico
O funk de Claudinho e Buchecha virou bloco. Bloquinho & Buchecha vai animar os foliões com os sucessos da dupla, como “Fico Assim”, “Só Love” e “Conquista”.

Bloquinho & Buchecha
Data: 27/02 – segunda-feira
Horário:  13h
Local: Praça Gióia Junior - Itaim

Pedale para se divertir
Está aí um bloco preocupado com a sustentabilidade. Para cair na folia, é preciso pedalar e gerar energia para a reprodução das marchinhas. Seis bicicletas, sendo uma para cadeirante e outra para criança, ficarão em uma plataforma e serão pedaladas pelos foliões.

Bloco do Pedal
Data: 18/02 - sábado
Horário: 16h às 19h30
Local: Rua Vergueiro, na altura da Praça Noé de Azevedo, na Vila Mariana.