Topo

Blocos de rua

Elba Ramalho estreia bloco de rua em São Paulo neste sábado (3)

Elba Ramalho e Alceu Valença se apresentam perto do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no sábado (3). - Reprodução/Eduardo Queiroga /UOL
Elba Ramalho e Alceu Valença se apresentam perto do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no sábado (3). Imagem: Reprodução/Eduardo Queiroga /UOL

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2018 04h00

Um dos principais nomes do Carnaval pernambucano, Elba Ramalho agora vai fazer a festa também em São Paulo. Ela e o cantor Alceu Valença (que desde 2016 tem bloco na capital paulista) se apresentam neste sábado (3), em frente ao Parque do Ibirapuera, tocando frevo, maracatu e ciranda, ao estilo Recife e Olinda.

“Resolvemos seguir a trilha do Carnaval que se expandiu a outras cidades grandes e importantes, como São Paulo. O carnaval de rua, que foi sempre uma característica do Rio, de Pernambuco, da Paraíba e tantas outras cidades agora explode em São Paulo”, explica Elba, que já embalou milhões de foliões cantando no trio elétrico do Galo da Madrugada, considerado um dos maiores blocos de rua do mundo.

Em São Paulo, a paraibana de coração pernambucano anima o bloco Frevo Mulher – uma referência à música composta por Zé Ramalho e também um título que destaca os movimentos de luta das mulheres por igualdade e respeito. “As mulheres são e serão sempre vitoriosas, guerreiras, símbolo de beleza e grandeza pelos inúmeros dons a elas atribuídos”, frisa Elba Ramalho. “Estou e estarei sempre lutando contra preconceitos, divisões e violência contra a mulher. Precisamos reconstruir a paz, refazer a história com mais doçura e amor.”

Elba vai dividir a festa do sábado com Alceu Valença. Ela se apresenta às 12h30. Em seguida, é a vez de Alceu subir ao trio com o bloco Bicho Maluco Beleza, que pelo terceiro ano consecutivo se apresenta em São Paulo. “Se vou cruzar com ele na avenida certamente cantaremos juntos”, antecipa Elba Ramalho.

Também em ritmo de música pernambucana, Alceu Valença recebe ainda como convidada especial a cantora Lia de Itamaracá, principal cirandeira de Pernambuco e uma das referências do manguebeat.