Topo

Salvador

Carnaval mais "democrático" em Salvador tem início nesta quinta-feira (8)

Xanddy do Harmonia se apresenta em cima do trio elétrico no Carnaval de Salvador - Thiago Duran e Eduardo Martins/AgNews
Xanddy do Harmonia se apresenta em cima do trio elétrico no Carnaval de Salvador Imagem: Thiago Duran e Eduardo Martins/AgNews

Do UOL, em São Paulo

08/02/2018 04h00

O Carnaval de Salvador tem início oficial nesta quinta-feira (08) a partir das 17h, quando Claudia Leitte e o rapper Pitbull fazem a festa após a entrega das chaves ao Rei Momo, no Farol da Barra, começo do Circuito Dodô.

Promovido pelo governo como um evento "mais democrático" por trazer nomes poderosos da música em blocos gratuitos, a expectativa é que a folia na capital baiana atraia 770 mil turistas e movimente R$ 1,7 bilhão até a Quarta-feira de Cinzas.

Na barra, entre blocos sem cordas e e os mais tradicionais da festa baiana, desfilam Bell Marques, Anitta, Alinne Rosa, Léo Santana, Psirico, Banda Eva, Carlinhos Brown, Preta Gil, BaianaSystem, Harmonia do Samba e Pabllo Vittar, que faz sua estreia no Carnaval da Bahia.

Se a festa na rua termina mais cedo do que o planejado, o som está garantido nos inúmeros camarotes que invadem os 4 quilômetros da Barra-Ondina, com muito axé, sertanejo e música eletrônica por valores que chegam a R$ 2 mil por dia.

Fora do circuito na Barra-Ondina, o centro da cidade volta a receber mais atenção da organização, como garantiu o prefeito ACM Neto em coletiva na última semana.

 "Eu diria que o grande diferencial deste ano é o fortalecimento do Carnaval do centro. Há muito tempo o Campo Grande não vai ter a quantidade de atrações que veremos no domingo, segunda e terça. A gente entende que isso é importante para a cidade e para a economia de Salvador", reiterou o político.

O Circuito Campo Grande garante a diversão com Harmonia do Samba, Léo Santana, É o Tchan e até trios elétricos celebrando o samba. Para quem quiser continuar se divertindo no centrão, blocos de bairros também ganham força.

Outra novidade nesta edição é a Torre Eletrônica, instalada no Circuito Dodô, que vai "fritar" os mais animadinhos até o sol raiar e o palco voltado ao rock, localizado na praia de Piatã.

Ao todo, dez Módulos Assistenciais (postos de saúde) garantem a segurança do público 24 horas. Nas unidades serão disponibilizados pílulas do dia seguinte e atendimento específico para casos de abuso sexual. Mais de duas milhões de camisinhas serão distribuídas nos circuitos do Carnaval.