Topo

Rio de Janeiro

Cortejo de bloco ilumina com LED ruas do Centro do Rio

Foliões iluminam as ruas do Rio de Janeiro no bloco Minha Luz É de Led - Marco Antonio Teixeira/ UOL
Foliões iluminam as ruas do Rio de Janeiro no bloco Minha Luz É de Led Imagem: Marco Antonio Teixeira/ UOL

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, no Rio

09/02/2018 10h20

A madrugada de sexta-feira (9) foi de muita luz e brilho pelas ruas do Centro do Rio. Tudo por conta da passagem do bloco Minha Luz É de Led, que foi em cortejo da Praça Tiradentes até a Praça Marechal Âncora, às margens da Baía de Guanabara. Dentro da proposta do bloco, em seu quinto desfile, a maioria dos foliões ostentava luzes de LED pelo corpo e nos adereços de cabeça, o que provocava um efeito de um "arrastão" iluminado e colorido pelas ruas.

A concentração começou tímida, por volta das 22h de quinta-feira (8), na Praça Tiradentes. Como o bloco gosta de fazer mistério sobre o local e o horário do desfile - o que só foi divulgado oficialmente às 23h30 pelas redes sociais -, apenas neste horário começou a lotar a praça. O trio de amigos Mariana Penna, Lucas Barros e Juliana Araújo caprichou no figurino. Lucas usava um adereço de cabeça gigante que chamava a atenção. "Achei esse adereço na Sapucaí no ano passado e guardei. Para dar um toque meu, enrolei uma fita de LED nele", explicou o visual merchandiser, de 28 anos, emendando os motivos que o levaram até o agito: "Este bloco é lindo. As pessoas brilham, é maravilhoso. E é melhor ainda ser escondido".

O analista de vendas Rodrigo Bulcão também causou sensação com sua fantasia de nuvem, com LEDs dentro que piscavam simulando trovoadas. "Vi um vídeo na internet de uma criança americana usando essa fantasia e achei muito legal. Nos reunimos e aqui no bloco somos 15 usando as nuvens", contou Rodrigo. As amigas e dentistas Marina Urquiza e Amanda Mendes investiram na luz e ostentavam cílios em LED. "Comprei na Saara para brilhar muito", disse Marina, pela primeira vez no bloco.

Uma bicicleta equipada com três caixas de som animou os foliões no trajeto até a Marechal Âncora, que foi de 0h30 à 1h30. Sucessos de Madonna, George Michael, Britney Spears, Daniela Mercury, entre outros da música pop e MPB, embalaram o cortejo, animadíssimo e cantado em coro mesmo sem ter uma só música em ritmo de Carnaval. No desfile, além do brilho, houve espaço para a crítica política. O web designer Bernardo Ferreira, de 33 anos, prometia cura contra o deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República. "Aqui não estou tendo muito trabalho de conversão, não. Mas em outro bloco, no Leblon, eu já apanhei", lembrou.

Foliões usam chifres de luz em bloco no centro do Rio - Marco Antonio Teixeira/ UOL - Marco Antonio Teixeira/ UOL
Foliões usam chifres de luz em bloco no centro do Rio
Imagem: Marco Antonio Teixeira/ UOL
Na Marechal Câmara, um palco foi armado na passagem subterrânea da praça para pequenos shows e para abrigar o DJ que misturava pop, axé music e até funk. O som, bem eclético, atraiu a produtora Jeanne Yepez, de 27 anos.

"Gosto do Minha Luz É de Led pois tem uma galera maneira, as pessoas se arrumam para o bloco, sem falar no fato de ser de madrugada, de pregar a liberdade sexual e, claro, por tocar muita música bagaceira que eu amo!", elogiou ela, que esteve em quatro dos cinco desfiles do bloco até hoje.

À 1h30, quando o bloco chegou na praça, uma multidão já lotava o espaço e as redondezas. O UOL viu banheiros químicos - poucos, o que provocou filas entre os foliões - e uma ambulância para alguma eventual emergência. Durante o trajeto pelo Centro, como o trânsito não foi fechado, houve algumas retenções. A Avenida General Justo, que margeia a praça e é acesso ao Túnel Marcello Alencar, ficou com trânsito lento durante a madrugada - sobretudo no sentido zona sul - por conta da multidão.