Topo

Blocos de rua

Bloco no Rio tem distribuição de calcinhas e saudação de Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Fenômeno saudou a multidão do bloco em sua cobertura na Avenida Delfim Moreira - Marcelo de Jesus/UOL
Ronaldo Fenômeno saudou a multidão do bloco em sua cobertura na Avenida Delfim Moreira Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, no Rio

11/02/2018 13h02

O vôlei de praia virou tema do enredo do Bloco Areia, que desfilou na manhã deste domingo (11) na Avenida Delfim Moreira, na orla do Leblon, zona sul do Rio. As ex-atletas de vôlei de praia Adriana Behar e Shelda - medalhistas de prata na modalidade em Sydney (2000) e Atenas (2004) - prestigiaram o cortejo, sob forte sol. "É uma honra essa homenagem depois de tantos anos de trabalho em prol do vôlei de praia brasileiro", disse Shelda ao UOL.

As medalhistas não foram as únicas esportistas a marcar presença no bloco. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno - hoje em dia atuando como empresário - curtiu o cortejo do alto de sua cobertura na Avenida Delfim Moreira. Ele foi reconhecido pelo vocalista da banda do bloco e saudou a multidão de foliões que acompanhou o desfile. "Poderia patrocinar o bloco", pediu o gaiato vocalista.

O bloco começou cantando o samba próprio, mas depois passeou por outros de escolas famosas, como "Peguei um Ita no Norte", do Salgueiro em 1993, e "O Tititi do Sapoti", da Estácio de Sá (1987), cantado em coro pelos foliões. E também por sucessos de Jorge Benjor, Ivete Sangalo, Tim Maia, Los Hermanos e Mamonas Assassinas. Quando cantaram Wando (1945-2012), foram distribuídas calcinhas para os foliões, oferecidas por marca de lingerie que patrocina o bloco. Outra ação de patrocinador fez sucesso: rapazes borrifaram água na multidão para amenizar o forte calor.

Calor este que só mesmo tomando muita água para hidratar, ao contrário da cerveja e da febre da catuaba nos blocos. As amigas Clarissa Barretta, Bruna Freitas e Daisy Cândido, todas de Frederico Westphalen (RS) estavam sambando muito regadas a água e chamaram a atenção. "Para aguentar esse calor e a maratona de blocos só com muita água mesmo", garantiu Clarissa, veterinária de 32 anos e pela primeira vez no Carnaval do Rio. "Estou gostando muito da energia dos blocos", acrescentou.

As amigas Talime Marchetti, Shaiane Leite e Morgana Oliveira também chamaram a atenção por conta das fantasias de febre amarela. "Nós mesmo que criamos a fantasia. Achei até que ia ter várias iguais aqui no bloco, mas não tem. Muita gente pede para tirar foto com a gente", comemorou Talime, dentista de 31 anos.

O cortejo do bloco foi interrompido algumas vezes por conta da grande quantidade de ambulantes à frente dele, o que o impedia de seguir adiante pela Delfim Moreira. O bloco chegou a pedir aos foliões que não comprassem bebidas destes ambulantes pois eles estavam atrapalhando a evolução do desfile.