Topo

Rio de Janeiro

Gravuras e aquarelas de Debret viram fantasias no desfile da São Clemente

São Clemente conta a história dos 200 anos da Escola de Belas Artes com o enredo "Academicamente popular" - Júlio César Guimarães/UOL
São Clemente conta a história dos 200 anos da Escola de Belas Artes com o enredo "Academicamente popular"
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/02/2018 00h12

Homenageando os 200 anos da Escola de Belas Artes (EBA), a São Clemente fez bonito ao levar para a avenida obras de diversos pintores que marcaram a história da arte no Brasil.

Em especial, as gravuras e aquarelas de Jean-Baptiste Debret, que integrava a Missão Artística Francesa, precursora da EBA, e que foi responsável por registrar algumas das imagens mais conhecidas do Brasil colônia.

Vendedores de frutas e outros produtos saíram do papel para virar fantasias de alas, e a aquarela "Negra Tatuada Vendendo Cajus" (19827) estampou o traje da ala das baianas, que na parte de trás também reproduzia, em alto relevo, o casario do Rio de Janeiro. o segundo carro alegórico da São Clemente trouxe ainda várias cenas de suas obras de forma teatralizada.

Na sequência, a escola da zona sul do Rio ainda trouxe outros grandes representantes da arte nacional, como Cândido Portinari, Osvaldo Goeldi, Ismael Nery e Pedro Américo.

O final do enredo, como não poderia deixar de ser, enfoca o Carnaval. Afinal, da EBA saiu o carnavalesco que mudou a história dos desfiles das escolas de samba: Fernando Pamplona (que, por sinal, foi enredo da São Clemente em 2015). A amarela e preta homenageia o mestre e seus discípulos, que saíram da EBA para conquistar a Sapucaí.

“Essa é a parte que a academia se torna popular e que mostramos a importância da contribuição da Escola para o Carnaval brasileiro”, destaca o carnavalesco Jorge Silveira, também formado pela Escola de Belas Artes.

No fim do desfile, um componente teve que ser retirado do último carro alegórico para atendimento médico. A mulher aparentava fazer parte da velha guarda e a retirada foi feita rapidamente, sem atrapalhar a evolução da escola.