Topo

Rio de Janeiro

Rainha no grupo especial pela primeira vez, Lexa segue os passos da mãe

Lexa e a mãe, Darlin Ferrattry - Divulgação
Lexa e a mãe, Darlin Ferrattry Imagem: Divulgação

Monique Arruda

Colaboração para o UOL, no Rio

17/02/2020 04h00

Este Carnaval vai ser especial para Lexa por vários motivos. A funkeira, que garante ter crescido no universo do samba, vai fazer sua estreia como rainha de bateria em uma escola do grupo especial: Unidos da Tijuca. Além disso, vai ver sua mãe, Darlin Ferrattry, ocupar um posto que foi seu na Unidos de Bangu: "Tive a honra de passar a faixa para ela".

Mas, apesar de novata na escola de Bangu, Darlin tem uma história de anos no carnaval carioca. Ela já saiu à frente da bateria da Unidos de Lucas, escola do bairro Parada de Lucas, que fica no subúrbio do Rio de Janeiro —uma história que é pura inspiração para a filha.

"Ela sempre deu um show na frente da bateria. Me orgulha demais até hoje. Aliás, desde pequena a via desfilando como Rainha na Unidos de Lucas e achava o máximo, ficava imitando em casa e na frente da TV. Desde pequena ela fazia questão de me levar ao barracão e aos ensaios. Cresci nesse universo do samba".

Quando a insegurança e as dúvidas batem, Lexa recorre à mãe: "Ela é expert no assunto, então peço dicas, sim. Compartilhamos dessa paixão e faço questão que ela me acompanhe nos ensaios, pois a presença dela me dá ainda mais segurança. Ela vai me acompanhar no desfile".

Lexa -  -
Além de sua mãe, Darlin, Lexa conta que também tem outras inspirações na avenida. "O carnaval tem personalidades que fizeram uma história muito bonita, como Luma de Oliveira, Viviane Araújo, entre outras mulheres não só à frente da bateria, mas também em outros segmentos da escola."

Carinho da comunidade

Para Lexa, o Carnaval vai muito além do samba no pé. "É retribuir o carinho da comunidade, saber da responsabilidade que é representar a escola e inspirar tantas outras mulheres e crianças. É muito lindo".

Segundo ela, os preparativos começaram em setembro do ano passado. "Foi quando comecei o programa Seca Você com a Mayra Cardi e perdi 15 quilos em todo o processo. Hoje, tenho uma alimentação mais saudável e treino regularmente. A ideia inicial era para uma melhor performance nos meus shows, mas acabou servindo também como preparação para o Carnaval".

Rio de Janeiro