Já é carnaval nas ladeiras de Olinda; confira a programação das próximas prévias dos blocos

Raquel Holanda

Do UOL, em Olinda

  • Maria Chaves

    As prévias dos blocos já estão dando o tom do próximo Carnaval em Olinda. Na foto, edição do Bailinho Vermelho e Amarelo do ano passado.

    As prévias dos blocos já estão dando o tom do próximo Carnaval em Olinda. Na foto, edição do Bailinho Vermelho e Amarelo do ano passado.

Para muitos, o clima de carnaval só começa após o réveillon, mas para os foliões pernambucanos esta história é diferente. A contagem regressiva para a Folia de Momo inicia-se no segundo semestre do ano. No mês de setembro as ladeiras de Olinda já começam a receber orquestras e passistas que esquentam os passos para o carnaval do ano seguinte.

Em Olinda, a abertura oficial do período carnavalesco aconteceu com a lavagem da escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim no último domingo (8). Os blocos também já intensificaram seus ensaios, deixando os fins de semana de janeiro e fevereiro com suas agendas lotadas.

Com o aumento da circulação de veículos na Cidade Alta de Olinda, a administração municipal alterou desde o último fim de semana o trânsito em 17 pontos, bloqueando ruas, avenidas e travessas, no intuito de facilitar e organizar o trânsito durante este período de prévias. As intervenções no trânsito seguem até o dia 29 de janeiro e acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Um dos bailes carnavalescos mais tradicionais de Olinda é o Vermelho e Amarelo, prévia do bloco Eu Acho É Pouco, que acontece desde a década de 80. Mantendo a tradição de realizar a prévia sempre a três semanas do carnaval, o Baile do Eu Acho é Pouco acontece no próximo dia 28. Os organizadores ainda mantêm sigilo sobre as atrações desta edição.

Guilherme Calheiros, filho de um dos fundadores do bloco, enfatiza que a ideia da festa é reunir foliões e simpatizantes da agremiação para brincarem juntos, além deste ser o principal instrumento para financiar as duas saídas do bloco de rua durante o carnaval. “Nosso baile procura trazer para a prévia um extrato do carnaval, tornar o Mercado Eufrásio Barbosa um espaço de descontração e alegria ao som da nossa orquestra e batucada, além da presença de artistas convidados”, diz Guilherme Calheiros. Quem pensa que os cerca de 40 organizadores do baile trabalham apenas neste dia está enganado.

Guilherme acrescenta que há cinco anos os organizadores resolveram limitar o número de ingressos a venda, restritos a 1,5mil, para que a festa possa ser desfrutada por todos que gostam de curtir o carnaval.

O Bailinho Vermelho e Amarelo é promovido pelo segundo ano consecutivo. A prévia voltada para crianças de 0 a 12 anos pretende reunir brincadeiras, músicas e diversão para os pequenos foliões. “Esta é uma grande oportunidade de ensinarmos a história e o significado do que é Carnaval para os nossos filhos”, explica Guilherme Calheiros.

Mas não são só crianças que curtem esta festa. Um exemplo é a produtora cultural Joana Mendonça, que brincou com a filha Antônia, de 2 anos, ao som de músicas de sua infância. “No ano passado, por exemplo, gostei muito do show musical infantil, que não apenas animou minha filha como me fez lembrar algumas músicas da minha infância, como a fase áurea do Balão Mágico”, conta.

Para os que pretendem aproveitar o carnaval de Olinda a partir de agora, fica aqui algumas das prévias que acontecem na cidade:

13 de janeiro
A Corte Francesa no Carnaval de Olinda - Projeto do Bloco Flor da Lira de Olinda
Local: Mercado da Ribeira
Horário: 19h às 23h

14 de janeiro
Prévia Carnavalesca do Bloco Amantes da Glória
Local: Clube Atlântico de Olinda
Horário: A partir das 22h

2º Ensaio do Bloco Ceroula de Olinda
Local: Pitombeira
Horário: 16h às 21h

15 de janeiro
2º Bailinho Eu Acho É Pouco
Local: Mercado Eufrásio Barbosa
Horário: A partir das 16h

Aniversário / Prévia da Troça carnavalesca Mista John Travolta
Local: Clube Atlântico de Olinda
Horário: 12h às 18h30 (festa no Clube) e 18h30 às 21h30 (desfile nas ruas)

22 de janeiro
3º Ensaio do Bloco Ceroula de Olinda
Local: Largo do Amparo
Horário: 16h às 21h

27 de janeiro
Hoje a Mangueira Entra
Atrações: A banda Tanga de Sereia, o cantor Junior Barreto e o DJ Bob Silva
Local: Clube Atlântico de Olinda
Horário: A partir das 22h

28 de janeiro
Eu Acho É Pouco
Local: Mercado Eufrásio Barbosa
Horário: A partir das 22h

4 de fevereiro
Afrodite
Atração: Gaby Amarantos
Local: Clube Atlântico de Olinda
Horário: A partir das 23h

12 de fevereiro
Olinda Beer
Atrações: Exaltasamba, Ivete Sangalo, Garota Safada, Chiclete com Banana, Jammil, Parangolé, Harmonia do Samba, Marreta You Planeta e Oito7nove4
Local: Centro de Convenções
Horário: A partir das 9h



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos