Procura-se um hit: conheça as apostas dos músicos para o Carnaval de Salvador em 2012

Adriana de Barros

Do UOL, em Salvador

Seja com "Cadê Dalia", de Ivete Sangalo, "Beijar na Boca",de Claudia Leitte, ou "Rebolation", do Parangolé, o Carnaval de Salvador costuma ficar marcado na memória das pessoas por seus principais hits-chiclete. Cuidadosamente preparados ao longo do ano, os refrões grudentos e dancinhas fáceis de aprender são lançados, em geral, ainda na época de pré-Carnaval e testados nos ensaios dos trios e blocos até cair no gosto dos foliões.

Em viagem a Salvador no final de janeiro, o UOL saiu à caça dos potenciais hits de 2012, mas, em vez de um único sucesso, encontrou vários candidatos - nenhum deles, aparentemente, unanimidade absoluta.

CLAUDIA LEITTE - 'DIA DA FARRA E DO BEIJO'

É festa, eu vou beijar na boca até cansar / Depois paragadá!!! / É farra, eu vou curtir a noite inteira. Me divertir. / E o mundo inteiro pode explodir.

Autores: Marcos Paulo & Rulian

Vencedora de dois prêmios de Carnaval fora de época (Carnatal e Pré-Caju), "Dia da Farra e do Beijo", a aposta de Claudia Leitte para este ano, volta a território seguro para a cantora, mas sem novidades. Como "Água" não empolgou em 2011, o jeito foi repetir a temática usada com sucesso em 2008 com o hit "Beijar na Boca". A música tem feito parte do repertório dos últimos shows de Claudia Leitte e, há um mês, entrou para a lista das mais tocadas das rádios soteropolitanas.

Já Ivete Sangalo, que desde "Cadê Dalila" (2009) não lança uma música especialmente para o Carnaval baiano, decidiu reciclar faixa do álbum ao vivo lançado em 2010, gravado no Madison Square Garden, nos EUA. Sua escolha para bombar neste Carnaval será "Qui Belê", que tem refrão fácil e repetitivo e versos menos inspirados que os de antigos sucessos da popstar baiana, como "Festa" e "Sorte Grande".

EVA - 'CIRCULOU'

Circulou, circulou, circulou, circulou / É tão maravilhoso o nosso amor / É tão maravilhoso o nosso amor

Autores: Magary Lord, Fabio Alcântara e Leonardo Reis

Para o vocalista do Chiclete com Banana,  "todas as músicas são importantes". Bell Marques - que em 2011 foi mais lembrado por ter raspado a barba em uma campanha publicitária de lâmina de barbear do que por um grande hit - prefere não apontar uma escolhida, embora alguns citem "Dinorá" como a eleita pelo grupo.

Dono de "Rebolation", grande hit de 2010, o Parangolé representa outra vertente dos hitmakers baianos: junto com as letras fáceis, vêm as coreografias. A fim de reverter o desempenho de  "Tchubirabiron", que não despontou como o esperado no ano passado, o grupo já tentou emplacar para este ano a música "Leite Condensado", parceria do vocalista Leo Santana com Rodriguinho (Ex-Travessos). Mas parece ter mudado de estratégia e trabalha com força a faixa  "Madeira de Lei".
 

IVETE SANGALO - 'QUI BELÊ'

Olha que belê / Que belê / Que belê / Que beleza / Que beleza é te beijar / Que beleza é te amar

Autor: Ramon Cruz

Com o refrão grudento "é pra sacudir, é pra sacudir", a nova aposta do Parangolé pode até cair na boca do povo, mas quando o assunto são as dancinhas, dificilmente irá conseguir superar o já onipresente "Pampam Ramram Pampam", do pagodeiro Ed City, que já ganhou clipe e até cover de Ivete Sangalo durante a última edição do Festival de Verão Salvador. A música, com letra simples e que dá margem a brincadeiras, segue a linha de outros conhecidos do folião baiano como "Lobo Mau", do O Báck, (2010) e "Liga da Justica", do Leva Noiz (2011).

Na contramão do axé, Magary Lord também vem tentando conquistar público com o estilo musical que batizou como Black Semba, mistura de música africana com tempero baiano. Para a tarefa de conquistar o título de hit do ano, Magary aposta em "Inventando Moda", incluída em suas próprias e concorridas apresentações, e torce para que o amigo Saulo Fernandes, da Eva, colha bons frutos com "Circulou", música de sua autoria, gravada pela banda.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos