$render.eval($mod.code)

Desfile

Dia
19 de fevereiro
Horário
22h05
Enredo
...E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...
Cores
Azul e branco
Rainha
Sheron Menezzes

Letra do samba

"Madureira sobe o Pelô... Tem capoeira
Na batida do tambor... Samba ioiô
Rola o toque de olodum... Lá na Ribeira
A Bahia me chamou (...)"

História

Uma das mais antigas escolas do Rio de Janeiro, a Portela nasceu no bairro de Madureira, a partir do bloco Vai Como Pode. Ao lado da Mangueira e da Unidos da Tijuca, é uma das três escolas que participaram do primeiro desfile do Rio, em 1932. A Portela é também a única escola a ter participado de todos os desfiles desde então e acumula o maior número de títulos (21).

Reza a lenda que o personagem das histórias em quadrinhos Zé Carioca foi inspirado em algum integrante da escola, pois Walt Disney havia assistido a um desfile da Portela às vésperas de criá-lo. Em 2008, a escola ficou em 4º lugar no Carnaval carioca. No ano seguinte, 2009, a Portela ficou em 3º lugar, apenas um décimo atrás da segunda colocada, Beija-Flor.Abordando a violência do Rio, a escola ficou com o 8º lugar em 2010 com o enredo "Derrubando Fronteiras, Conquistando a Liberdade? Um Rio de Paz em Estado de Graça!".

Em 2011, a escola foi bastante prejudicada pelo incêndio que ocorreu cerca de 20 dias antes do desfile na Cidade do Samba, onde ficam localizados os barracões, por isso a agremiação não concorreu ao título. Sob o comando do carnavalesco Roberto Szaniecki, a escola desfilou com o enredo "Rio, Azul da Cor do Mar".



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos