Bloco Enquanto Isso na Sala de Justiça tem show de rapel com Homem-Aranha

James Cimino

Do UOL, em Olinda (PE)

Das ruas de Nova York para os prédios de Olinda, em Pernambuco, é um salto e tanto até para o Homem-Aranha. Mas o herói de Stan Lee não se faz de rogado e, mesmo sob o sol escaldante da cidade, há quatro anos ele faz um show de rapel em um dos blocos mais populares do Carnaval, o Enquanto Isso na Sala de Justiça. Na apresentação, ele sobe e desce de rapel na caixa d’água da cidade.

O heroi é o instrutor Jall de Oliveira, de 41 anos. Ele conta que no começo fazia apenas a descida, mas a demanda dos foliões acabou gerando algumas mudanças. "Como no último [filme do] Homem-Aranha ele também escala um prédio, o público começou a pedir e nós ensaiamos por três dias para fazer a subida", conta.

O prédio da caixa d’água, que tem 19 metros, fica no ponto mais alto da cidade e tem uma vista privilegiada das cidades de Olinda e Recife. Este ano, foi instalada uma estrutura no alto do prédio com duas cordas. No meio da apresentação, o Homem-Aranha também pula de uma corda para a outra.

Jall explica porque escolheu esse personagem. "O Homem-Aranha sempre foi o meu heroi favorito. Gosto dele porque é brincalhão e carismático com as crianças."

A descida é feita com uma equipe que conta com um bombeiro civil e mais um coordenador, dono da empresa que promove o show.

Google e Dilma

Ainda no bloco Sala de Justiça, uma família recifense que mora em Brasília desfilava com uma das fantasias mais originais. Urbano Cesar Almeida, 53, Urbano Filho, 16, pulavam o Carnaval trajados de equipe do Google Street View. A mulher de Urbano, Dilma, 51, fazia troça com o próprio nome: "Sou Dilma e ainda por cima moro em Brasília." O marido ia além: "Eu tô comendo a Dilma, rapaz!"

Pouco antes deles, outro personagem hilário arrancava risos dos foliões. Com traje militar, um cavalo improvisado e ouvindo repetidas vezes a música "Esse Cara Sou Eu", de Roberto Carlos, Cap. Potó satirizava o personagem Théo, de "Salve Jorge".

*O repórter James Cimino viajou a convite da Prefeitura Municipal do Recife

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos