Desfile

Dia
11 de fevereiro
Horário
22h05
Enredo
Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América!
Cores
Verde e rosa
Rainha
Gracyanne Barbosa
Famosos
Luana Piovani, Renata Molinaro, Sheyla Carvalho e Yuri (ex-BBB)

Letra do samba de 2013

História

Desde seu primeiro Carnaval, em 1932, a tradicional Mangueira já ganhou 18 campeonatos. A escola, que já teve Cartola como seu compositor, clama para si a invenção do samba de enredo e alega ter sido a primeira, em 1933, a incorporar o tema do desfile à letra do samba ? pioneirismo alegado também pela Portela.

No símbolo da escola, o surdo representa o samba; os louros, as vitórias; a coroa, o bairro imperial de São Cristóvão; e as estrelas, os títulos. O nome Estação Primeira era uma referência à primeira estação de trem a partir da Central do Brasil, e as cores verde e rosa do bloco em virtude do rancho que havia em Laranjeiras. Uma das figuras mais emblemáticas da Mangueira é o sambista Jamelão que foi o intérprete oficial da escola de 1949 até 2006.

A escola levou o título pela última vez em 2002. Em 2011, a Mangueira conquistou o terceiro lugar com o enredo em homenagem a Nelson Cavaquinho, "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" sob o comando dos carnavalescos Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves. No Carnaval de 2012, a agremiação homenageou o tradicional bloco Cacique de Ramos no enredo ?Vou festejar! Sou Cacique, sou Mangueira!?, ficando em 7º lugar.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos