Desfile

Dia
10 de fevereiro
Horário
0h15
Descrição
 
Enredo
Vinícius no plural. Paixão, poesia e Carnaval
Cores
Azul, vermelha e branca
Rainha
Bruna Bruno

Letra do samba de 2013

História

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador foi fundado na terça-feira de carnaval de 1953 pelos amigos Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira e Orphilo Bastos. A madrinha da União da Ilha é a Portela, cujo símbolo (uma águia) faz parte do brasão da escola do bairro do Cacuia.

Em 1980, a escola ficou na segunda posição com o enredo "Bom, Bonito e Barato", quando deu início à tradição de levar à avenida fantasias leves que facilitam a mobilidade dos foliões. O Carnaval de 1982 marcou história no Sambódromo com o enredo "É Hoje", baseado na obra do cartunista Lan, famoso por retratar a alegria do carnaval. Este samba é um dos mais regravados da história, merecendo versões de cantores como Caetano Veloso e Fernanda Abreu.

No ano de 2001, a escola foi rebaixada ao Grupo de Acesso. Após oito anos, a União da Ilha voltou à elite do carnaval carioca, com o enredo "Dom Quixote de La Mancha: O Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis", assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães.

Em 2011, a escola foi uma das atingidas pelo incêndio que consumiu as fantasias e os carros alegóricos na Cidade do Samba e, por isso, não concorreu ao título. Já em 2012, a escola ficou em oitavo lugar com o enredo "De Londres ao Rio: Era uma vez... uma Ilha".



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos