Homenageado em Recife, Nóbrega se diz lisonjeado por representar o frevo

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O pernambucano Antonio Nóbrega é o homenageado do Cranaval de Recife

    O pernambucano Antonio Nóbrega é o homenageado do Cranaval de Recife

Muito ligado à cultura popular de seu estado, o músico pernambucano Antônio Nóbrega foi anunciado na última quinta-feira (13) como o homenageado deste ano do Carnaval de Recife – ao lado do ritmo musical típico de Pernambuco, o frevo. Em entrevista ao UOL, Antônio disse estar feliz com a homenagem e destacou a importância da homenagem conjunta com o frevo, elemento muito presente em sua carreira musical.

"Estou gostando demais", afirmou o artista. "É sempre agradável, principalmente quando inclui algo que a gente gosta. O frevo é uma instituição cultural que tem um papel muito grande no meu trabalho. Então essa sinergia, a meu ver, dá um alcance maior à homenagem. É como se estivessem comigo aquela legião de compositores e dançarinos do frevo, que, de certa forma, me permitem representar essa cultura".

Antônio se disse lisonjeado por ter sido considerado um representante do frevo. "Fiquei sabendo o frevo seria homenageado, mas precisavam de um representante vivo, que fosse personalizável. E acharam que eu representava o frevo, por isso a minha satisfação e a minha lisonja".

O músico, que estava a dois anos afastado do Carnaval pernambucano, irá colocar canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e do maestro Zé Menezes no repertório dos shows que fará durante as festividades. "O show de Carnaval tem que ser heterogêneo, dançante, festivo. E esses compositores tem a presença da festa em suas obras e se ligaram ao frevo", explicou.

Folião desde jovem, Antônio contou que uma de suas melhores lembranças do Carnaval é de quando saía com a orquestra de frevo nas ruas. "Tenho uma pá de lembranças, como sair com a orquestra de frevo, ao lado da percussão, e particularmente junto ao caixeiro. Sob os impulsos da execução da caixa, eu ia brincando e aquilo era muito prazeroso. Representava muito o trabalho que eu viria a fazer posteriormente com a dança", contou o músico, cujos projetos de dança mais recente é o espetáculo "Húmus".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos