Mocidade Alegre é eleita tricampeã do Carnaval 2014 em São Paulo

Do UOL, em São Paulo*

Com o enredo "Andar Com Fé Eu Vou... Que a Fé Não Costuma Falhar!", a Mocidade Alegre foi eleita tricampeã do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2014. A escola, que venceu em 2012 e 2013, conquistou 239,7 pontos --três décimos à frente da Rosas de Ouro, que ficou com o vice-campeonato pelo terceiro ano seguido.

Leandro de Itaquera e Pérola Negra ficaram na 14ª e 13ª posições, respectivamente, e foram rebaixadas para o grupo de acesso.

Terceira escola a desfilar na madrugada de sábado para domingo, a Mocidade Alegre fechou o desfile em cima do limite de 65 minutos, mas primou pelo rigor em detalhes para ganhar o público e os jurados falando sobre a fé.

Entre os pontos altos do desfile da agremiação do bairro do Limão estiveram a comissão de frente de olhos vendados --em referência à fé cega--, e uma "paradona" da bateria, com coreografia em que os ritmistas ficavam de joelhos.

Ouça aqui o samba-enredo da Mocidade Alegre

A presidente da escola, Solange Bichara, que chegou a passar mal durante o desfile e foi atendida com arritmia cardíaca, também teve um mal-estar depois do fim da apuração, quando a escola foi anunciada campeão. Cercada de repórteres e chorando, Solange agradeceu. "Meu Deus do céu eu não acredito. Obrigada barracão, obrigada comunidade. Vocês são demais", disse. "Não acredito. Preciso de uma água", exclamava ela, visivelmente emocionada. "A fé, o respeito e educação do sambista vencem sempre. Não gosto de cantar vitória antes", completou.

Mais tarde, em entrevista ao UOL, Solange alfinetou as escolas que afirmam que há "marmelada" no Carnaval de São Paulo. "As pessoas têm que se preocupar com suas escolas e não com a minha", disse. "Todo ano que passa as escolas querem se superar e a gente quer fazer o impossível. Nós acreditamos na vitória", completou.

Mestre Sombra, diretor de bateria, também comemorou emocionado. "Estou até um pouco confuso. Depois de tanta dificuldade que passamos, ganhamos. Vamos comemorar", disse ele ao UOL.

Para a rainha da bateria pé-quente Aline Oliveira, o diferencial da Mocidade é a emoção. "Em todas as coisas que fazemos tem emoção. É uma característica da Mocidade", explicou. Desde que Aline assumiu o posto à frente da bateria de Mestre Sombra, há três anos, a escola conquistou todos os campeonatos.

A porta-bandeira Karina Zamparolli, que recebeu notas máximas ao lado do mestre-sala Emerson Ramires, relembrou as provações antes do desfile: quinze dias antes do desfile, passou por uma cirurgia para remover pedra nos rins e chegou a se sentir mal momentos antes de ir para a avenida. "A comunidade, a velha guarda e meu mestre-sala me deram muita força, acreditaram em mim e eu não perdi a fé", afirmou.

A apuração ocorreu na tarde desta terça-feira (4), no Sambódromo do Anhembi, com a presença de apenas dez integrantes de cada escola e fechada aos torcedores. A leitura das notas chegou a ser interrompida antes do último quesito, por conta da presença de um helicóptero, e só foi retomada quando ele parou de sobrevoar o local.

Como medida de segurança, quatro barreiras separavam as mesas das escolas da mesa dos diretores da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. As restrições de acesso foram adotadas depois que um integrante da Império de Casa Verde invadiu a área da liga e rasgou notas em 2012.

Os integrantes das escolas acompanharam a apuração em silêncio. As cinco primeiras colocadas serão instaladas na Fábrica do Samba, tornando o resultado ainda mais importante.

A Fábrica do Samba é um projeto da Prefeitura de São Paulo que prevê a construção de 14 barracões, prédios administrativos, salas de aula, museu, lanchonete, estacionamento e central de reciclagem, localizado a um quilômetro do Anhembi. A prefeitura promete a entrega de apenas cinco barracões no primeiro semestre deste ano.

Neste ano, foram quatro jurados para cada um dos nove quesitos, com notas de oito a dez. A menor nota de cada quesito foi descartada.

A partir de quarta-feira as bilheterias do Anhembi estarão abertas para venda de ingressos para o desfile das campeãs, que acontece na sexta-feira (7).

*Com reportagem de Jussara Soares.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos