Rio de Janeiro

Milhares dão a largada para o carnaval do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

  • Guito Moreto/Agência O Globo

    Blocos carnavalescos desfilaram pelas ruas do centro do Rio

    Blocos carnavalescos desfilaram pelas ruas do centro do Rio

Milhares de brasileiros se reuniram neste domingo (3) no centro do Rio de Janeiro para dar a largada extraoficial ao carnaval, pouco mais de um mês antes dos tradicionais desfiles das escolas de samba.

Os cariocas e turistas, muito fantasiados, dançaram ao ritmo do rock, do samba e outros ritmos típicos do carnaval brasileiro pelas ruas do centro histórico do Rio, apenas três dias depois das celebrações do Ano Novo, que reuniram dois milhões de pessoas na praia de Copacabana, segundo cálculos oficiais.

A festa foi organizada por um grupo independente de blocos, chamado Desamarra dos Blocos.

Este grupo defende que os blocos carnaval tenham total liberdade de organizar suas festas sem pedir permissão e sem ter de se submeter as limitações de horários, de percussos e de patrocinadores que a prefeitura carioca impôs na última meia década.

Nos próximos fins-de-semana aumentará o número de blocos que invadirão as ruas de Rio e assim que o carnaval começar oficialmente, na sexta-feira, 5 de fevereiro, a cidade submergirá em cinco dias de diversão contínua com uma agenda de centenas de festas diárias e gratuitas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos