Rio de Janeiro

Sapucaí teve noite de bons ensaios da Mangueira e Estácio de Sá

Anderson Baltar

Colaboração para o UOL, do Rio

Domingo de sol e de corrida dos cariocas atrás dos últimos presentes natalinos. E, como não poderia deixar de ser, dia também de muito samba na Marquês de Sapucaí. Estácio de Sá e Estação Primeira de Mangueira realizaram, para um bom público, seus ensaios técnicos visando o Carnaval 2016. E, no que diz respeito a seus desempenhos, as duas agremiações mostraram que preparam desfiles baseados na emoção para surpreender na tabela de classificação.

Afastada do Grupo Especial desde 2007, a Estácio de Sá aposta em um enredo sobre São Jorge para conseguir se firmar de vez entre as doze maiores escolas do Carnaval carioca. Escorada na afiadíssima bateria de Mestre Chuvisco, a vermelho e branco realizou um bom ensaio, em que grande parte de suas alas cantou com animação o samba-enredo de refrães fortes, feitos para emocionar os devotos do Santo Guerreiro.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho e Alcione, veio fantasiado para o ensaio e mostrou um bom entrosamento, arrancando aplausos. A comissão de frente, coreografada por Márcio Moura, apresentou uma coreografia alternativa, mas com boa sincronia de movimentos. Em meio às alas, o canto forte dos componentes marcava a alegria da escola, nascida no bairro tido como o berço do samba carioca, que finalmente está de volta ao Grupo Especial após uma longa ausência.

Em seguida, a Estação Primeira de Mangueira entrou na avenida saudada por seus fãs, que lotaram todos os setores do lado ímpar da avenida e contou com uma animada torcida organizada, que, com o auxílio de um cabo de aço, abriu um imenso bandeirão sobre a pista de desfile. Logo no esquenta, o intérprete Ciganerey, que substitui Luizito, que morreu em setembro, deu provas de que não sentirá a responsabilidade de conduzir o canto da escola. Com muita garra e afinação, não deixou o samba cair em momento algum.

A Mangueira desfilou com muita animação e canto uníssono das alas em toda a letra do samba que homenageará a cantora Maria Bethânia - que não esteve presente ao ensaio. A comissão de frente, do estreante Júnior Scapin, emocionou com uma linda coreografia e bailarinas vestidas de baiana. Num dado momento da evolução, a bandeira da Mangueira surgia, para delírio das arquibancadas. Raphael e Squel defenderam muito bem o pavilhão, com uma dança segura e bem coreografada.
Outro destaque do ensaio da verde e rosa foi a bateria dos mestres Vitor Art e Rodrigo Explosão. Com muita cadência e bossas muito bem ensaiadas, sustentou muito bem o desfile da escola. A Mangueira, que passa por uma delicada situação financeira para colocar seu carnaval na rua, sabe que precisará, mais do que nunca, de muito ritmo e samba no pé. E, pelo  que demonstrou neste domingo na Sapucaí, está no caminho certo para voltar aos seus tempos de glória.

A noite foi aberta pela União do Parque Curicica, da Série A (equivalente ao Grupo de Acesso). Os ensaios técnicos das escolas de samba cariocas retornam no dia 9 de janeiro, com as apresentações da Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos de Santa Cruz e Renascer de Jacarepaguá (todas da Série A). No domingo, dia 10, desfilam Inocentes de Belford Roxo (Série A), União da Ilha do Governador e Mocidade Independente de Padre Miguel, ambas do Grupo Especial. 

Ouça os ensaios cedidos pela Rádio Arquibancada

Estácio de Sá


Mangueira


Veja os dias e horários dos ensaios técnicos:

9 de janeiro - sábado
19h – Porto da Pedra
20h – Acadêmicos de Santa Cruz
21h30 – Renascer de Jacarepaguá

10 de janeiro - domingo
19h – Inocentes de Belford Roxo
20h – União da Ilha
21h30 – Mocidade

16 de janeiro - sábado
20h – Caprichosos de Pilares
21h30 – Império da Tijuca

17 de janeiro - domingo
19h – Paraíso do Tuiuti
20h –  Grande Rio
21h30 – Portela

23 de janeiro - sábado
19h – Acadêmicos do Cubango
20h – Império Serrano
21h30 – Unidos de Padre Miguel

24 de janeiro - domingo
19h – Viradouro
20h – Unidos da Tijuca
21h30 – Salgueiro

30 de janeiro - sábado
20h – São Clemente
21h30 – Imperatriz

31 de janeiro - domingo
19h – Lavagem Sambódromo
20h –Teste de som e luz
21h30 – Beija-Flor
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos