Recife e Olinda

Quase 100% das atrações do Carnaval de Recife serão pernambucanas

Do UOL, em São Paulo

  • Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

    Representantes dos homenageados Clube Pão Duro, Maestro Forró e o Maracatu Porto Rico

    Representantes dos homenageados Clube Pão Duro, Maestro Forró e o Maracatu Porto Rico

A programação carnavalesca de Recife vai começar já nesta segunda-feira (18), informou a prefeitura da capital pernambucana. Na segunda será realizado o primeiro dia do Concurso de Porta Estandartes. A partir das 17h, no Pátio de São Pedro, participam da disputa os representantes dos Caboclinhos, Tribos de Índios e Maracatus de Baque Virado

A programação continuará pelas próximas duas semanas com ensaios e concursos até a abertura oficial do Carnaval, no dia 5 de fevereiro.

O Carnaval de Recife deste ano vai homenagear tradicionais instituições culturais do estado, como o Maestro Forró, as agremiações centenárias Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico. Ao todo, serão mais duas mil apresentações com 99% de atrações locais entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

No total, serão 52 polos oficiais, sendo nove polos centrais, 34 polos de bairro, três Infantis e seis corredores da folia. Entre as atrações confirmadas estão Lenine, Elba Ramalho, Spok Frevo Orquestra, Claudionor Germano, Alceu Valença, Maestro Duda, Nação Zumbi, Geraldo Azevedo, Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Otto, Ayrton Montarroyos e Maestro Forró.

Entre os nomes de fora de Pernambuco estão O Rappa, Emicida, Jota Quest, Luiza Possi, Jorge Aragão, Leci Brandão e o Grupo Fundo de Quintal.

O frevo, é claro, também estará presente. Neste ano o quartel general do ritmo será na Praça da Independência com as Orquestras de Frevo e os Maestros Formiga, Duda, Nunes, Lessa e Edson Rodrigues.

A abertura do carnaval será na sexta-feira (5). Às 19h, o músico Naná Vasconcelos, acompanhado dos cantores Lenine e a portuguesa radicada em Cabo Verde Sara Tavares, conduzirá um cortejo de maracatus e caboclinhos pelas ruas do Bairro do Recife até o palco, onde abre a festa ao som do batuque das alfaias e dos acordes dos surdos e das preacas. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos