Rio de Janeiro

Ensaios de Grande Rio e Portela lotam Sapucaí. Ouça os melhores momentos

Anderson Baltar

Colaboração para o UOL, no Rio

Em uma noite em que a Marquês de Sapucaí experimentou lotação quase total, a despeito da iminente ameaça de chuva – que, felizmente, acabou não caindo -, Acadêmicos do Grande Rio e Portela mostraram que estão prontas para realizar ótimos desfiles no Carnaval 2016. Enquanto a tricolor de Caxias demonstrou muita animação, a azul e branca de Madureira e Oswaldo Cruz afirmou-se pela garra de seus componentes, que cantaram ininterruptamente o belo samba-enredo.

Conhecida pelo grande público pela quantidade de artistas e musas, a Grande Rio sempre causa frisson ao entrar na avenida, embora nem sempre tenha conseguido reverter essa expectativa em bons desfiles. Nos últimos anos, porém, a agremiação investiu mais no canto de sua comunidade, procurando melhorar a qualidade de seu desfile. E a evolução foi nítida no ensaio desse domingo. Mesmo com as limitações de seu samba-enredo, que louva a cidade de Santos, com citações aos craques Pelé e Neymar, a escola de Duque de Caxias fez uma exibição marcada pelo canto forte de seus integrantes. Ouça os melhores momentos do ensaio da Grande Rio na Rádio Arquibancada:


A comissão de frente, comandada pelo casal Rodrigo Negri e Priscilla Mota, que marcou época na Unidos da Tijuca, fez uma apresentação especial para o ensaio, utilizando-se de elementos da coreografia do Carnaval passado. Os bonequinhos utilizados em 2015, desta vez, jogavam futebol, ladeados por outros integrantes vestidos como jogadores. Logo em seguida, Susana Vieira e David Brazil puxavam a escola. Em certos momentos, por pura empolgação, a dupla quase invadiu a apresentação da comissão de frente. Diante da primeira cabine de julgadores, a atriz sofreu uma rápida queda. Atendida por David e por seguranças, seguiu normalmente seu cortejo.

A bateria regida por mestre Thiago Diogo levantou a arquibancada com paradinhas ousadas e extremamente bem ensaiadas. Como rainha, a atriz Paloma Bernardi fez sua estreia e não fez feio. Demonstrou muita animação e comunicação com o público. O intérprete Emerson Dias conseguiu dar corpo a um dos sambas menos bem avaliados pela crítica.  Extremamente afinado e empolgado, ele mostrou por que se firma como um dos melhores cantores do Carnaval carioca.

Saudada por sua numerosa torcida, que encheu as arquibancadas da Sapucaí de balões de gás e bandeiras, a Portela teve uma largada emocionante, com seu belo samba sendo entoado a plenos pulmões por toda a passarela. Na busca pelo título que não conquista desde 1984, a azul e branco aposta suas fichas na contratação do carnavalesco Paulo Barros. No ensaio desse domingo, com bastante garra, a agremiação mostrou que está preparada para fazer um grande desfile e totalmente dentro de suas características. Ouça os melhores momentos do ensaio da Portela na Rádio Arquibancada:


Embalada por um samba de melodia marcante, que seduziu seu torcedor desde a fase de disputa na quadra, a Portela flutuou na avenida, fazendo uma apresentação técnica e de alguns momentos de emoção. Toda a passarela vibrava no refrão principal, e muitos dos componentes batiam no peito orgulhosos berrando o verso: "Mas é melhor respeitar, sou a Portela".

Tamanho orgulho podia ser visto no casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alex Marcelino e Danielle Nascimento, que apresentava a bandeira para o público de punhos cerrados e emoção no olhar. Na bateria, comandada pelo Mestre Nilo Sérgio, um show de precisão e ritmo, que manteve a escola na pegada durante todo o ensaio. Vibrando no carro de som ao lado dos intérpretes Wantuir e Gilsinho, Adriane Galisteu mostrou o samba na ponta da língua e puxava as palmas das arquibancadas.

A noite foi aberta pela Paraíso do Tuiuti, da Série A, que fez uma apresentação de muita força e garra e mostrou-se altamente credenciada para lutar pela única vaga no Grupo Especial em 2017. Os ensaios técnicos continuam no próximo final de semana. No sábado, três escolas da Série A desfilam na Sapucaí: Acadêmicos do Cubango, Unidos de Padre Miguel e Império Serrano. A programação do domingo prevê treinos da Unidos do Viradouro (Série A), Unidos da Tijuca e Acadêmicos do Salgueiro. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos