São Paulo

Aderecista do Amazonas realiza o sonho da casa própria com o Carnaval de SP

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

A Unidos do Peruche subiu para o Grupo Especial no ano passado e sonha em ser campeã em 2016, mas uma das aderecistas da escola já está realizando seu sonho de vida antes mesmo de a folia começar. Enquanto uma musa da escola posava bonitona no barracão, chamava atenção também uma senhora, reclamando em voz baixa sobre o sumiço de alguns espelhos já cortados para a decoração do abre alas: "Tem algum ladrãozinho aqui, pegaram minhas tiras, vou descobrir quem é", dizia em tom quase de brincadeira, como uma mãe que coloca ordem na casa, mas não está brava de verdade.

Lucas Lima/UOL
Maria saiu de Parintins para realizar o sonho de construir uma casa nova
Aos 48 anos, Maria de Carvalho deixou dois filhos, sua mãe e sua vida simples em Parintins, no Amazonas, para se aventurar por seis meses em São Paulo na construção dos carros alegóricos da agremiação. O objetivo: conseguir dinheiro para construir sua casa.
 
"Viemos eu e meu marido trabalhar aqui, mas ele está na Águia de Ouro. Estou com saudade dos meus filhos, minha mãe, meu peixe com farinha, mas meu sonho já está nas minhas mãos. Tudo que a gente ganhar aqui, nós vamos levar para construir nossa casa lá. Já conseguimos graças ao Carnaval de São Paulo", explicou com brilho nos olhos.
 
Atualmente, Maria vive com a mãe, o marido e três filhos numa casa de dois cômodos feita de madeira e com banheiro do lado de fora. Com o dinheiro nas mãos ela já faz planos de como será a nova moradia.
 
"Vamos construir uma casa com dois quartos, banheiro dentro, sala, uma cozinha bem espaçosa, e um ateliê para eu trabalhar com costura. Não faria esse dinheiro se não trabalhasse aqui. É gostoso saber que já vamos realizar esse sonho, e graças ao Carnaval de São Paulo".
 
Primeiras Impressões
 
Apesar de trabalhar em outros carnavais como em Roraima, Santarém e o Boi Caprichoso em Parintins há quase 20 anos, Maria nunca tinha vindo à capital paulista e se impressionou logo que entrou na cidade.
 
"Quando eu vi os viadutos, a quantidade de carros fiquei impressionada. Quero levar essa experiência para eles, mas antes vou realizar mais um sonho que é pisar no Anhembi, aquele lugar abençoado, realizar meu trabalho lá e sair campeã".
 
E apesar da saudade de casa, Maria está totalmente confortável em meio aos paulistanos e já faz planos para uma nova temporada em São Paulo.
 
"Não é como a casa da gente, mas é quase. Estou adorando, o pessoal é muito legal, a cidade é bonita, me acolheram muito bem, me inspiro aqui, estou aprendendo muito e em agosto estou de volta para fazer o Carnaval 2017 da Peruche".
Lucas Lima/UOL
Maria está adorando a cidade e faz planos para voltar ainda este ano

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos