Salvador

Sarajane diz que por um tempo ficou de "saco cheio" de "A Roda"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

"Vamos abrir a roda, enlarguecer. Vamos abrir a roda, enlarguecer. Tá ficando apertadinha, por favor. Abre a rodinha, por favor. Abre a rodinha". Mesmo aqueles que não gostam de Carnaval ou de música baiana conhecem e já até cantaram esse refrão em algum momento. No final dos anos 80, "A Roda" tocou exaustivamente e tornou-se um dos clássicos da axé music. O hit trouxe muitas alegrias para Sarajane, mas fez também a cantora passar por um período de negação do sucesso.

"Teve uma época que enchi de 'A Roda'. Fiquei de saco cheio porque cantava sempre e até várias vezes em um show. Falei meio que brincando que não ia mais cantar, mas tive que desistir da ideia. Se eu não cantar em qualquer apresentação, o público atira tomates", diverte-se. A cantora lembra que compôs a música há 27 anos como uma brincadeira e acredita que teve sorte. "Fiz durante um engarrafamento no bairro de Campo Grande, em Salvador. Nunca pensei que fosse virar um sucesso", explica a cantora, que está na programação do Carnaval de Salvador.

Sarajane e seu trio se apresentam no Circuito Campo Grande (Osmar) na segunda-feira (8). Apesar de ser umas das primeiras cantoras de axé, ela nunca teve um bloco de Carnaval como os artistas mais badalados de Salvador. "Eu participo todos os anos da folia baiana no chamado trio sem cordas. Não tem abadá, não tem hiperprodução e por aí vai. Eu gosto dessa coisa mais popular e de participação do público porque as pessoas colocam a fantasia e vão para as ruas brincar, curtir mesmo a festa. Eles vão atrás do trio porque gostam do som, do ritmo e não porque é moda", completa.

Além do Circuito Campo Grande (Osmar), Sarajane vai se apresentar em outras praças da folia baiana. "Graças a Deus vou trabalhar todos os dias, a agenda está completa. Faço cinco apresentações com o trio e ainda tem a possibilidade de cantar em um camarote com Carlinhos Brown. Ele me convidou e agora só estou esperando a confirmação das datas".

Após a folia, a cantora se prepara para uma temporada de forró prevista para todas as quintas-feiras do mês até junho, na Praça Teresa Batista, no Pelourinho. O projeto "Amor, Festa e Devoção" terá participações especiais de Daniela Mercury e Saulo Fernandes.

Desde o sucesso de "A Roda", Sarajane nunca parou de cantar e continua sendo reconhecida por onde passa. "Sigo fazendo shows pelo Brasil. Claro que não é mais o assédio que era antes, mas é ótimo". Neste final de semana, a cantora grava uma participação no Faustão.

Veja os possíveis hits para o Carnaval 2016

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos