São Paulo

Blocos lotam centro de SP com Beatles e personagens dos anos 1980

Sara Puerta

Do UOL, em São Paulo

A calmaria da manhã de desfiles na avenida Tiradentes, região central de São Paulo, ficou para trás durante a tarde deste sábado (29). A praça Coronel Fernando Prestes, que mais parecia uma grande praça de alimentação, com opções de comidas e um imenso caminhão de chope, em frente à estação Tiradentes do metrô, ficou tomada e pelas 14h mal dava para sair dela sem se acotovelar. Mas isso não foi motivo para muito estresse.

Até o fim do desfile do bloco carioca Sargento Pimenta, a Polícia Militar não havia informado o número de pessoas no local durante o dia todo. A corporação elogiou a organização e não informou ocorrências. "Apenas os alertas de sempre, para tomar cuidado com os pertences, por conta de furtos e para voltar para casa indicamos andar até a estação da Luz por conta da aglomeração na Tiradentes", informou um dos agentes.

Por volta da 13h30, após o desfile do Bangalafumenga, o bloco paulistano Chega Mais homenageou os anos 1980, com músicas da época e fantasias de personagens de desenhos animados e filmes que marcaram a infância de grande parte dos foliões que assistiam à apresentação.

A cantora do bloco apareceu vestida de Elvira, a Rainha das Trevas, e o cantor, de Fred Flintstone, enquanto na bateria integrantes se fantasiavam de Lion, do Thundercats, She-Ra e Indiana Jones, entre outros personagens. No som, Kid Abelha, Lulu Santos, Ultraje a Rigor, Rita Lee, Balão Mágico e Xuxa.

A apresentação, apesar de bastante animada, não atraiu muito público, já que a "big band" do Sargento Pimenta, já aquecia a bateria. Sem desfilar pela via, a apresentação do bloco carioca foi parada, o que deixou o público que estava mais afastado do trio sem tanta empolgação.

Para Thiago Martins, fã dos Beatles e músico, e que estava assistindo ao bloco pela primeira vez, faltou energia ao som, mesmo com a bateria. "Imaginava umas versões mais autênticas, com mais vida, porém foi melhorando até o final do show, e eles tocam das músicas mais conhecidas até as menos executadas por aí. Isso é um aspecto para se admirar."

Esta é a quarta vez que os "Pimentas" se apresentam em São Paulo, e as amigas Janaína Dias e Paula Rocha participaram de todos os desfiles, incluindo alguma dobradinhas também no Rio de Janeiro.

"O bloco não gera uma comoção coletiva, mas o fato de ser um dos maiores em público atrai muita gente, principalmente apreciadores dos Beatles, e os torna um dos mais divertidos. Sem falar, que a ideia deles é muito boa."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos