Samba é o mais carnavalesco dos ritmos; axé não é preferido nem em Salvador

Do UOL, em São Paulo

  • Filipe Redondo /Folhapress

    Samba é o gênero preferido pelos cariocas e sertanejo pelos paulistas

    Samba é o gênero preferido pelos cariocas e sertanejo pelos paulistas

Na pesquisa da Ipsos divulgada nesta quarta (3) o samba foi apontado como o ritmo mais lembrado por quem ouve rádio. A região metropolitana do Rio de Janeiro foi onde o gênero conquistou o maior índice entre as cidades pesquisadas. Dos entrevistados, 42% demonstraram preferência por samba ou pagode.

Em São Paulo, o estilo que domina é o sertanejo, com 42% da preferência dos paulistanos. O samba vem em segundo lugar, citado por um terço dos pesquisados.

Apesar de ser a terra do axé e de estrelas de sucesso como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, a capital baiana também tem forte relação com samba e pagode. Em Salvador, 38% dos entrevistados disseram que costumam ouvir os ritmos quando ligam a rádio, enquanto axé é ouvido por 31% dos pesquisados.

A pesquisa mostra que a folia ganha força no país com a mistura de diversos gêneros musicais. "Não importa o gênero musical, o folião está em busca da diversão por meio da combinação dos gêneros, paquera, diversão e por se sentirem livres para o ano que se inicia após a grande festa", diz Diego Oliveira, diretor da Ipsos Connect.

A Ipsos ouviu aproximadamente 18 mil pessoas em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília/DF e Curitiba para entender qual gênero musical mais ouvido nos principais mercados do país.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos