"Zika é uma preocupação nacional", diz secretário de Turismo de Pernambuco

Felipe Branco Cruz

Do UOL, no Recife

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, disse em entrevista ao UOL que o Estado de Pernambuco que tem 1.447 casos notificados de zika desde 1º de agosto de 2015 até o momento não percebeu uma queda no turismo durante o Carnaval.

"Zika é uma preocupação nacional. Recebemos um alerta do ministro do Turismo [Henrique Eduardo Alves] pedindo o engajamento de todos para sensibilizar a população nessa guerra e eliminar os focos do mosquito", disse o secretário.

Para Felipe, o Estado teve seu momento de protagonismo ao noticiar o primeiro caso da doença. "Nossa maior preocupação são as mulheres grávidas. Mas no turismo não percebemos nenhum impacto no setor hoteleiro."

A crise também reduziu o investimento em Carnaval do governo do Estado que neste ano liberou R$ 20 milhões, cerca de 60% a menos que há dois anos, em 2014. "Cortamos esses gastos, mas não perdemos o mais importante que é investir na cultura do Estado. O Carnaval pernambucano faz questão de apresentar artistas locais", completou.

Este ano, segundo dados da Secretaria de Turismo, 1,5 milhão de turistas devem curtir o Carnaval em todo o Estado, sendo 150 mil estrangeiros. "Carnaval não é só festa e alegria. Somos vocacionados para a cultura. Com o Carnaval, temos um incremento econômico que neste ano será de mais de R$ 1 bilhão."

Para o secretário, o maior patrimônio do Estado não são as belezas naturais e sim a cultura e a história. "Temos a cultura entranhada em nossas veias e coração com o frevo, maracatu, caboclinho, o afoxé…"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos