São Paulo

Em homenagem à Beija-Flor, Acadêmicos do Tatuapé se destaca com seu samba

Do UOL, em São Paulo

Para fechar a primeira noite de desfiles do Carnaval 2016 de São Paulo, a Acadêmicos do Tatuapé preparou uma homenagem a uma das maiores campeãs do carnaval brasileiro, a Beija-Flor de Nilópolis. O enredo "É ela, a Deusa da Passarela, Olha a Beija-flor aí, gente!" fez uma viagem pelos grandes carnavais criados especialmente por Joãosinho Trinta.

Entre os destaques do desfile estava a lembrança ao clássico enredo "Ratos e urubus, larguem a minha fantasia", de 1989, quando um Cristo Redentor censurado pela Igreja Católica foi para a avenida coberto com lona plástica preta, com uma faixa onde se lia: "Mesmo proibido, olhai por nós", uma improvisação que causou mais impacto do que a ideia original.

O samba também se destacou e, curiosamente, foi um dos melhores da primeira noite de desfiles em São Paulo, mesmo fazendo referências a diversos sambas clássicos da Beija-Flor.

A comissão de frente trouxe a Sapucaí para dentro do Anhembi com os icônicos arcos da Praça da Apoteose, projetados por Oscar Niemeyer. Até a equipe da harmonia da escola veio fantasiada com o uniforme dos garis cariocas, que limpam o sambódromo após os desfiles.

Outro ponto alto do desfile foi a releitura de um clássico momento do samba brasileiro, quando a modelo Pinah tirou o príncipe Charles para sambar numa recepção diplomática do governo brasileiro ao herdeiro do trono britânico.

Pinah, que há 40 anos desfila na Beija-flor, entrou no Anhembi ao lado de outros ícones da escola de Nilópolis, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira Selminha Sorriso e Claudinho.

Mesmo sendo a última escola a entrar no sambódromo do Anhembi, com público já minguado nas arquibancadas, a Acadêmicos do Tatuapé fez um desfile correto e animado, mesmo com carros e alegorias mais simples do que os das outras escolas que desfilaram anteriormente.

Chamou atenção, entre as últimas alas, um carro alegórico trazendo uma imensa imagem do carnavalesco Joãosinho Trinta. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, a escola concluiu o desfile dentro do limite de tempo de 1 hora e 5 minutos.

Confira a ordem dos desfiles do primeiro dia no Anhembi:

23h15 - Pérola Negra
0h20 - Unidos de Vila Maria
1h25 - Águia de Ouro
2h30 - Rosas de Ouro
3h35 - Nenê de Vila Matilde
4h40 - Gaviões da Fiel
5h45 - Acadêmicos do Tatuapé

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos