São Paulo

Com versões da origem da vida, Gaviões da Fiel corre ao final do desfile

Do UOL, em São Paulo

Apoiada pela torcida corintiana, a Gaviões da Fiel foi a sexta escola do Carnaval 2016 de São Paulo a entrar na avenida do Anhembi. A agremiação do Bom Retiro, região central da capital paulista, falou sobre a origem da vida no enredo "É fantástico! Imagine, admire e sinta", com ênfase nas diversas teorias de como o mundo surgiu.

O carnavalesco Zilkson Reis partiu da ideia de um tema abstrato para elaborar elementos da criação. A comissão de frente, por exemplo, representou buracos negros, o abismo e a luz. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira representou a explosão do Big Bang. O abre-alas trouxe um gavião sinistro e as baianas defendiam o céu e a terra após Deus ter criado a luz.

Com alegorias grandiosas e muitos integrantes, a Gaviões teve problemas com o ritmo do desfile, tendo que correr mais ao fim da apresentação e terminando o desfile próximo ao limite do tempo, com 1h02. Algumas fantasias também se desfizeram ao longo da avenida.

Mesmo com um belo desfile, tantas "licenças poéticas" para narrar um enredo complexo fizeram com que faltasse coesão aos diversos setores da escola, que misturaram de desenhos animados da Disney, protesto contra a poluição do meio ambiente, a crítica ao racismo.

No segundo setor, a bateria representava o cérebro como "a máquina de inventar as coisas", que mudam constantemente as civilizações. À frente dela, a madrinha Sabrina Sato e as irmãs Minerato --Tati é a rainha. O cérebro e a ciência também ganharam espaço em um carro coroado por uma grande cabeça de Albert Einstein.

Em contraponto com a ciência, o terceiro setor trabalhou o universo do sobrenatural. Por meio das lendas urbanas, como bicho papão, loira do banheiro, lobisomem e E.T., a Gaviões sugeriu diversas versões da criação da vida.

Como de costume, a escola contou com o apoio da arquibancada para puxar o canto, mas a torcida também acendeu sinalizadores e encheu o Anhembi de fumaça.

Confira a ordem dos desfiles do primeiro dia no Anhembi:

23h15 - Pérola Negra
0h20 - Unidos de Vila Maria
1h25 - Águia de Ouro
2h30 - Rosas de Ouro
3h35 - Nenê de Vila Matilde
4h40 - Gaviões da Fiel
5h45 - Acadêmicos do Tatuapé

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos