São Paulo

Em desfile simples, Nenê faz homenagem à vida e obra de Cláudia Raia

Do UOL, em São Paulo

O enredo biográfico voltou ao Carnaval 2016 de São Paulo pelas mãos da Nenê de Vila Matilde. A escola da zona leste da capital paulista fez uma homenagem à atriz e dançarina Cláudia Raia com o enredo "Rainha Raia nas asas do Carnaval", centrado numa exposição cronológica da vida e obra da artista na televisão, no teatro e na produção de grandes musicais.

O desfile, do carnavalesco Roberto Szanieck, resgatou o clima dos grandes musicais, levando para a avenida personagens clássicos interpretados pela atriz. Cláudia ainda escolheu, através de um concurso, cinco sósias que foram espalhadas ao longo do desfile. A ideia era causar uma multiplicação da personagem, em uma espécia de "Onde está Wally?".

Carros alegóricos ilustraram as produções das quais Cláudia participou, seu período em Nova York, as referências que a inspiraram e seus principais trabalhos no cinema e na TV, como a Tancinha da novela "Sassaricando". As fantasias e alegorias não fizeram jus à homenageada, com representações pouco inspiradas e sem grandes luxos. Simplória, a Nenê compensou a falta de alegorias grandiosas com a garra e a alegria dos integrantes.

Com vários casais de bailarinos, a comissão de frente representou a infância de Cláudia, quando ela se apaixonou pela dança. O destaque da ala foi Sophia Celulari, filha da atriz com Edson Celulari, representando a mãe, também vestida de bailarina.

Antes do desfile, Cláudia disse que estava "explodindo de emoção". "São 30 anos de carreira sendo homenageados, estou radiante". Seu filho, Enzo, e seu marido, Jarbas Homem de Mello, também participaram do desfile. "Estou orgulhoso da minha mãe. Ela está linda demais", disse Enzo. Os dois foram destaques do carro que relembrou os principais filmes e novelas da atriz.

A homenageada foi o destaque do último carro, fechando o desfile e fazendo referência à estreia de Cláudia no Carnaval, no Rio, em 1985, quando desfilou pela Beija-Flor, escola da qual ainda é madrinha.

Confira a ordem dos desfiles do primeiro dia no Anhembi:

23h15 - Pérola Negra
0h20 - Unidos de Vila Maria
1h25 - Águia de Ouro
2h30 - Rosas de Ouro
3h35 - Nenê de Vila Matilde
4h40 - Gaviões da Fiel
5h45 - Acadêmicos do Tatuapé

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos