São Paulo

Com Mel Lisboa, bloco na Boca do Lixo reverencia teatro e cinema locais

Sara Puerta

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Sem bateria, e com a participação de cerca de 150 pessoas, o bloco Cordão do Triunfo atravessou nesse domingo (7) o "quadrilátero do pecado" na região central da cidade, e que passa pelas ruas Duque de Caxias, Triunfo, Timbiras, São João.

Organizado pela companhia de teatro Pessoal do Faroeste, o bloco saiu pela quarta vez na região e com a participação da atriz Mel Lisboa, que atua no musical "Luz Negra", em cartaz até abril pela companhia.

"O bloco já existe há quatro anos e tem relação com teatro e com o trabalho que a companhia desenvolve na região, de revitalização e de memória", disse a atriz ao UOL, antes do cortejo pelas ruas.

Davi Guimarães, ator da Pessoal do Faroeste, explica que o mote da companhia é o bairro da luz e e a nova peça leva o nome de "Cartografia do Entorno".
"A ideia do bloco é conhecer nossos vizinhos e apresentar nossas peças", contou.

Boca do Lixo
Durante a concentração, foi realizada a premiação Cai de Boca para homenagear atores e produtores do teatro e cinema, independente e ligadas à produção da chamada Boca do Lixo.

Debora Muniz, atriz, recebeu o prêmio pelo filme "Memórias da Boca", um compilado de curtas de diretores que marcaram a época da efervescência do cinema em São Paulo, na década de 70 e 80. O longa ficou em cartaz por dois meses no Cine Belas Artes.

"Aqui na rua do Triumfo, onde está a sede da companhia, funcionou um polo cinematográfico e eu tive o prazer de vivenciar essa época. Agora com esse teatro reunimos as pessoas que fizeram parte dessa história e também produzimos peças de teatro e projetos".

A professora de Geografia, Silvia Regina Almeida, vestida de Frida Kahlo, escolheu o bloco do Cordão do Triunfo,  justamente por conta da homenagem ao local.
"Nas aulas levo bastante informações da cidade antiga, das formações do bairro, e quando li a descrição do Cordão achei interessante reviver, aproximar, do quadrilátero do pecado e da boca do lixo , que caracterizou a região", comentou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos