Recife e Olinda

Mascarados tomam conta da Folia de Papangus, no agreste pernambucano

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Bezerros (PE)

A cidade de Bezerros, a 100 km de Recife, em Pernambuco, foi tomada por foliões mascarados, que tradicionalmente saem às ruas no domingo de Carnaval na festa do Papangus, o terceiro maior do estado. O município de 60 mil habitantes recebeu neste domingo 300 mil visitantes que vieram ao lugar apenas para participar da festa.

Localizada à beira da rodovia BR 232, que corta o estado de Pernambuco, o município promove todos os anos concursos com as melhores fantasias. Em 2016, eles homenagearam o artista José Robeval de Lima, 49, um dos principais fabricantes de máscaras da cidade. "É uma tradição importante. Nosso desafio agora é ensinar as crianças para que elas não deixem essa tradição morreu", contou ao UOL.

O artista trabalha com artes plásticas há 25 anos e em 2016 foi o responsável pela decoração da cidade. Ele começou a confeccionar máscaras observando o pai e o avô no fundo do quintal da sua casa. "A verdadeira máscara de papangu tem que ser feita com papel machê e ser muito colorida", explicou. "O segredo do verdadeiro folião é nunca revelar o seu rosto", diz.

A palavra papangu significa pessoas que cobrem os rostos com máscaras ou alguém bobo ou tolo. Robeval diz que a festa surgiu em 1881 durante a Semana Santa. Os mascarados animavam a festa e comiam angu, comida típica do agreste pernambucano.

Felipe Branco Cruz
O casal Marina e Thiago de agentes que combatem o mosquito Aedes Aegypt

Entre os foliões que curtiram o carnaval de Bezerros, estava o casal Marina Salvador, 33, e Thiago Francisco, 30, ambos moradores do município. Eles foram fantasiados de agentes que combatem o mosquito Aedes Aegypt. "Por conta própria decidimos imprimir alguns folhetos e distribuir no Carnaval", disse Marina, que usou canela e açúcar para simular um veneno contra o mosquito.

Adriana Silva, 25, e Tarcio Eduardo, 21, também participaram da folia. Os dois estavam com roupas tradicionais de papangu porque queriam concorrer como melhor fantasia. "Há três anos que concorremos. Para quem não conhece o carnaval daqui, recomendo que venha. É completamente diferente dos outros", garantiu Adriana.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos