Recife e Olinda

Encontro de bonecos de Olinda reúne 80 personagens, mas sem políticos

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Olinda (PE)

O tradicional Carnaval de Olinda teve seu ponto máximo nesta terça-feira (9) com o encontro de 80 bonecos gigantes feitos por artistas locais. Diferentemente do que acontece em Recife, que homenageia figuras famosas nacionalmente, como jogadores de futebol, artistas e até o Japonês da Federal e o juiz Sérgio Moro, em Olinda, as figuras só retratam pessoas conhecidas da cidade, de garçons a advogados.

Silvio Botelho, criador de 90% dos bonecos de Olinda, não gosta de fazer imagem de políticos. "Não me meto em fazer bonecos políticos. É um ambiente perigoso e revanchista", disse. " Nosso Carnaval é feito para o povo, com figuras tradicionais da cidade", concluiu.

Entre essas pessoas está Ney Araújo, um advogado de Olinda que ganhou seu boneco há seis anos. "Sou conhecido na cidade por só usar está roupa inspirada nos anos 20", contou. O advogado aguardava a saída dos bonecos ao lado da sua figura, vestido com a mesma roupa que o boneco.

Carregar os bonecos também não é um trabalho simples. Alisson Henrique, 19 anos, há 4 anos carrega os bonecos. Neste ano ele saiu com a figura do Bacalhau do Batata, que homenageia todos os garçons da cidade. "Minha preparação é feita com uma cervejinha e muita água para hidratar", disse. O trajeto dos bonecos tem 2km de extensão pelas diversas ladeiras de Olinda e dura aproximadamente três horas.

Felipe Branco Cruz/UOL
9.fev.2016 - Ney Araújo sai com boneco igual a ele há 7 anos em Olinda

Esta é a 29º edição do encontro de Bonecos Gigantes de Recife. A concentração começou a ser feita ás 5h da manhã e a saída ocorreu pouco depois das 11h.

O Carnaval deste ano em Olinda homenageou o compositor de marchinhas Getúlio Cavalcanti, que também ganhou o seu boneco. Além disso, o tradicional Homem da Meia Noite se encontrará pela primeira vez com a Mulher do Dia, já que neste ano ele homenageia todas as mulheres.

De acordo com dados informados pela Secretaria de Turismo de Olinda, cerca de 500 mil pessoas irão circular pela cidade nesta terça-feira. Durante todo o Carnaval, a expectativa da prefeitura é de atrair 2,5 milhões de turistas. "Diferentemente de Recife, aqui não é um Carnaval para assistir do palco. Os foliões que fazem a festa na rua seguindo os blocos descendo e subindo as ladeiras", disse o prefeito Renildo Calheiros.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos