Rio de Janeiro

Campeã do Carnaval do Rio será revelada nesta quarta; veja em tempo real

Do UOL, em São Paulo

 A campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2016 será revelada nesta quarta-feira (10). A leitura das notas está prevista para começar às 16h45, na Praça da Apoteose. O UOL transmite o placar das notas em tempo real.

  • 49069
  • true
  • http://carnaval.uol.com.br/2016/enquetes/2016/02/09/quem-voce-acha-que-merece-levar-o-titulo-de-campea-do-carnaval-carioca.js

A ordem de abertura dos envelopes de cada quesito foi definida em reunião das 12 agremiações junto à diretoria da Liga Independente na sede da entidade. As notas serão lidas na seguinte ordem de quesitos: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços. Alegorias e adereços será o primeiro quesito de desempate; bateria será o segundo.

Dentre as favoritas ao título estão a Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro, Portela e Mangueira.

Acompanhou os desfiles e já tem sua favorita? Vote na enquete.

A primeira noite de desfiles na Sapucaí foi marcada por enredos confusos e problemas em alegorias. A Unidos da Tijuca se destacou apresentando um desfile exaltando a agricultura brasileira. Já na segunda noite, a Portela arrebatou a Avenida com o enredo "No Voo da Águia, uma Viagem Sem Fim" com a marca pop do carnavalesco Paulo Barros e escolas como Salgueiro, Unidos de Vila Isabel e Mangueira fizeram boas apresentações.

A Salgueiro levou um desfile extremamente popular, abordando o enredo "A Ópera dos Malandros". Depois de dois vice-campeonatos seguidos, a escola praticamente assumiu o favoritismo neste ano.
 
Depois de dois anos com problemas em seu desfile --em 2014, a escola entrou com fantasias incompletas; e em 2015, teve dificuldade com alegorias--, a Vila Isabel cruzou a Sapucaí sem imprevistos e, principalmente, levantando as arquibancadas, com o público agitando bandeirinhas azuis e brancas no ritmo do enredo "Memórias do Pai Arraia - Um Sonho Pernambucano, um Legado Brasileiro".
 
Campeã diversas vezes homenageando grandes nomes da cultura nacional, como Monteiro Lobato, Braguinha, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque, a Mangueira levou para a Sapucaí o enredo "Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá".

A apuração da escola campeã do Rio de Janeiro será aberta ao público, que terá direito a lugares nas arquibancadas nos setores 12 e 13. O acesso à pista será permitido apenas a credenciados. No sábado, as seis primeiras colocadas retornarão à Passarela das Campeãs.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos