Topo

CarnaUOL

Prefeitura quer liberar Paulista para blocos de Daniela Mercury e Brown

Leonardo Benassatto/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Leonardo Benassatto/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

13/01/2017 18h20

A Avenida Paulista pode ser liberada, pela primeira vez, para o Carnaval de Rua. A via está sendo estudada para a passagem dos blocos baianos Pipoca da Rainha, de Daniela Mercury, e Black Rock, de Carlinhos Brown.  Estreantes na festa de São Paulo, ambos pediram autorização para desfilar na Avenida Rebouças, mas o endereço foi uma das novas áreas vetadas para desfiles pela Prefeitura.

“A Avenida Paulista pode ser mais bem explorada pelo Carnaval, o que é a lógica pela estrutura que tem e pode oferecer mais conforto ao folião”, justifica o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias. A decisão, que está sendo tomada junto com a regional da Sé, deve ser anunciada nas próximas semanas.

O Pipoca da Rainha tem a organização da produtora Canto da Cidade, da própria Daniela Mercury. A data prevista no desfile é dia 19 de fevereiro, domingo de pré-Carnaval, e a expectativa é reunir 50 mil pessoas. No ano passado, a cantora sentiu um pouco do potencial folião dos paulistanos ao arrastar uma multidão com seu trio elétrico pela Avenida Rebouças na festa de comemoração do aniversário de São Paulo. 



Já o Black Rock, de Carlinhos Brown, está sendo produzido pela Four X Produção de Eventos e Consultoria. A empresa já assinou o Réveillon na Paulista e a Parada LGBT de São Paulo. A data prevista para o desfile é dia 18 de fevereiro, sábado pré-Carnaval.  A previsão também é atrair 50 mil pessoas.

“O Carnaval é um bom problema para resolver”, diz Mathias, que, aos 26 anos, se diz um fã da folia. No ano passado, curtiu a festa no Sargento Pimenta, Vou de Táxi e outros blocos que diz não lembrar o nome. “Eu gosto de Carnaval. É uma festa democrática que só precisa de gestão.”

Há menos de 15 dias no cargo, o prefeito regional da área nevrálgica da organização do Carnaval de Rua garante que tem contado com a colaboração dos produtores dos blocos para resolver os conflitos de horários e percursos. 

Dos 111 blocos inscritos para a região de Pinheiros, que inclui a Vila Madalena, 59 se inscreveram para sair no sábado e domingo de pré-Carnaval. Ou seja, mais da metade quer desfilar em dois dias, enquanto há possibilidade de desfilar em todos os dias oficiais de Carnaval e também na semana posterior.

“Na primeira reunião, contei para eles que na Terça-Feira de Carnaval eu não tinha nenhum bloco inscrito para desfilar na região e boa parte dos problemas se resolveram. A iniciativa das mudanças tem vindo dos produtores dos blocos. Eles estão tocando tudo, nós estamos assistindo e dando o suporte necessário”, diz.

No Carnaval de 2017, cerca de 500 blocos estão inscritos para desfilar. Nos próximos dias, a portaria que regulamenta a festa deve ser publicada.  Neste ano, as novas vias restritas são, além da Avenida Rebouças, a Avenida 9 de Julho, Cidade Jardim, Alameda Santos, e Avenida Brasil. Permanecem proibida para desfiles dos blocos: Avenida Sumaré, Paulo VI, Faria Lima, entre a Teodoro Sampaio e a Helio Pelegrino, Henrique Schauman e Praça Benedito Calixto.

CarnaUOL