Coluna

Jussara Soares

Pagode dos anos 90 invade o Carnaval de rua de São Paulo

RAFAEL ARBEX/ESTADÃO CONTEÚDO
Bloco sairá em Santa Cecília, no centro da cidade. Em 2016, o bairro recebeu vários blocos, como a Charanga do França (foto) Imagem: RAFAEL ARBEX/ESTADÃO CONTEÚDO
Divulgação
Jussara Soares

Jussara Soares

A jornalista Jussara Soares é de Itatiaia, RJ, e mora em São Paulo. Não nasceu com o samba, no samba não se criou, mas, desde que em 2008 começou a cobrir Carnaval, do danado do samba não se separou. Por muitos anos, batucava somente a caneta no bloco de anotações para não perder o ritmo durante o trabalho, mas em 2013 virou também ritmista. Toca agogô e chocalho no bloco Quizomba e no infantil Mamãe Eu Quero. Nas horas vagas, pode ser encontrada nos ensaios de blocos, quadras de escolas e rodas de samba do eixo Rio-São Paulo.

Colaboração para o UOL

19/01/2017 11h40

Se você é daqueles que ao escutar “Lua Vai” já emenda cantarolando o verso “iluminar os pensamentos dela”, pode preparar o gogó para este Carnaval. O pagode dos anos 90 invadirá a folia de rua em São Paulo. O bloco Lua Vai, que é uma homenagem à música do grupo Katinguelê, desfilará no dia 18 de fevereiro, no Centro, ao som de hits de Raça Negra, Só Pra Contrariar, Molejo, Art Popular, Exaltasamba e outros sucessos da década de ouro do pagode. O cortejo começará às 11h, no Viaduto Major Quedinho, e seguirá ao Largo Paissandu.

O Lua Vai é uma parceria entre o DJ Leandro Pardí, da produtora Pardieiro, e de Douglas Calheiros, criador da página Pagode Anos 90, no Facebook, que conta com mais de 335 mil fãs. A ideia do bloco surgiu ao perceberem que, mesmo 20 após o auge do ritmo, as canções ainda têm um público cativo.

“Nas festas da Pardieiro, que são de música brasileira, sempre tem um momento da noite que eu coloco algum pagodão antigo e todo mundo canta junto. Inclusive eu!”, explica Pardí. “Queremos trazer um pouco dessa nostalgia. Trazer o povo para a rua para cantar. O pagode dos Anos 90 é povão, é periferia, mas também pode unir todas as tribos”, completa Calheiros.

O bloco, além de DJs, vai ter a Banda Urbanú fazendo versões carnavalescas de sucessos inesquecíveis como “Cheia de Manias” (‘Então me ajude a segurar essa barra que é gostar de você’), “Marrom Bombom” (Tira calça jeans, bota o fio dental...) e “Me Apaixonei pela Pessoa Errada” (Ninguém sabe o quanto eu estou sofrendo...).

“Mesmo quem não gosta sabe cantar os pagodes que marcaram os anos 90. Estava faltando isso no Carnaval de rua de São Paulo”, diz Calheiros, que criou a página dedicada ao gênero musical em 2011. O grande público, no entanto, veio no ano passado junto com as curtidas de ícones do movimento, como Salgadinho, do Katinguelê, Waguinho, de Os Morenos, e Chrigor, do Exaltasamba.

Os produtores do Lua Vai não descartam a participação de um pagodeiro no bloco. “A ideia é que saia um pagodeirão junto com a gente”, adianta Pardí.

No dia 4 de fevereiro, o Lua Vai participa da festa Já É Carnaval, junto com os blocos Domingo Ela Não Vai, Agrada Gregos, Desculpa Qualquer Coisa, Meu Santo É Pop, Minhoqueens e Tô de Bowie. A festa acontecerá na Rua Doutor Albuquerque Lins, 504, ao lado da estação Marechal Deodoro, na Santa Cecília.

Desfile Lua Vai
Data: 18 de fevereiro de 2017 (sábado de pré-Carnaval)
Horário: de 11h a 17h
Cortejo: do Viaduto Major Quedinho (concentração) ao Largo Paissandu (dispersão)

Já é Carnaval – Festa
Data: 4 de fevereiro de 2017 (sábado)
Horário: de 14h a 22h
Local: Rua Doutor Albuquerque Lins, 504, ao lado da estação Marechal Deodoro, em Santa Cecília
Ingressos:  R$ 10 – antecipados, pela internet
R$ 24 – na porta
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Jussara Soares
Topo