Topo

CarnaUOL

Quer curtir o Carnaval sem ressaca? Veja seis dicas infalíveis

Rodrigo Paiva/UOL
Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

Colaboração para o UOL

22/02/2017 04h00

Na maratona de shows do Camarote UOL na Sapucaí a festa dura a noite toda. Se você quer aproveitar ao máximo a folia - e com um copo na mão -, saiba como se preparar antes, como agir durante e como se recuperar depois. Desse jeito, ficar pronto para o Carnaval vai ficar mais fácil.

Antes e Durante

  • Shutterstock

    Hidrate-se

    Chegue à festa hidratado e o organismo estará mais protegido contra as toxinas do álcool. Na véspera, beba cerca de 2 litros de água pura e coma frutas como melão e melancia.

  • Shutterstock

    Consuma carboidratos e proteínas

    "O carboidrato fornece energia e a proteína retarda a absorção de álcool pelo fígado", afirma a nutricionista Elaine de Pádua, da clínica Physio Institute, em São Paulo. No dia da folia, ela sugere café da manhã com banana, cereais, tapioca e ovo cozido ou mexido. No almoço, uma pedida é macarronada com molho à bolonhesa.

  • Shutterstock

    Aposte na água de coco

    O álcool inibe o hormônio antidiurético e provoca vontade de fazer xixi. Com a urina saem sais minerais essenciais para funções como controle da pressão e força muscular. Reduza essa perda intercalando doses de bebida com água de coco. "Os eletrólitos da água de coco evitam efeitos como tontura e mal estar, além de elevar a disposição", diz Elaine de Pádua.

  • Shutterstock

    Coma a cada 3 horas

    Pequenos lanchinhos aumentam a glicemia e fornecem energia. "Faça escolhas saudáveis e evite alimentos gordurosos como frituras, que atrapalham o sistema digestivo", sugere a nutricionista. Prefira esfiha a coxinha ou pizza de recheio leve a pastel.

Depois

  • Divulgação

    Faça refeições leves

    Se abusou da bebida, o aparelho digestivo estará sensível. Purê de batata e frango grelhado são opções para uma refeição. Caso esteja se sentindo bem, pimenta e cúrcuma têm ação termogênica e aceleram a queima de calorias.

  • Reprodução/lifehack

    Beba chás e sucos

    Chás de cavalinha, hibisco e dente de leão têm efeito diurético: ajudam o fígado e eliminar toxinas e reduzem o inchaço. Infusão de boldo protege o sistema digestivo, como vovó já dizia. Elaine ensina a receita do suco que chamou de SOS Carnaval: 2 folhas de couve manteiga, 1 polpa de maracujá, 5 folhinhas de hortelã fresca, salsinha a gosto, 1 maçã com casca. Bata no liquidificador com 200 ml de água.