CarnaUOL

Crise faz São Luiz do Paraitinga cancelar o Carnaval

Roosevelt Cássio /UOL
6.fev.2016 - Foliões se divertem nas ruas do centro histórico de São Luiz do Paraitinga, a 180 km de São Paulo, tombada como patrimônio histórico em 2010, um ano depois de ser atingida por uma enchente Imagem: Roosevelt Cássio /UOL

24/01/2017 15h27

A crise econômica e a dívida municipal obrigou a prefeitura de São Luiz do Paraitinga a cancelar o carnaval de rua. Até o tradicional festival de marchinhas, realizado todos os anos em dois fins de semana, desta vez será em parceria com os comerciantes e acontecerá em duas datas.

Para o desfile são necessários estruturas de som para os locais da festa, caminhão de som que circula no centro histórico, banheiros públicos e seguranças, entre outros custos diretos - além de ambulâncias, profissionais de saúde e equipamentos para atendimento. De acordo com a prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle (PSDB), "não há recurso nem orçamento".

"O problema não é só financeiro, é administrativo", diz ela, ressaltando que a folia de rua chega a reunir 150 mil pessoas em uma cidade de 10,7 mil habitantes. A Santa Casa está sem ambulância e o aparelho de raio X foi interditado pela Justiça do Trabalho.

O município tentou viabilizar algum patrocínio para a festa, mas a crise tirou interesse do setor privado. "Acredito que os blocos não vão sair, está todo mundo entendendo a situação", afirma Ana Lúcia.

"A prefeitura não vai gastar nenhum recurso com o carnaval este ano", ressaltou. O anúncio oficial do cancelamento foi feito na noite desta segunda-feira, 23.

Para amenizar os prejuízos de quem vive do turismo nessa época, que chega a movimentar R$ 15 milhões, os comerciantes estão se unindo para realizar o festival de marchinhas de forma mais compacta. Mas a falta da festa oficial já está levando as bandas a colocarem o pé na estrada, procurando cidades vizinhas e unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) pelo Estado.

Pausa
Para alguns moradores, a pausa na folia neste ano pode ser estratégica. "Seria uma boa hora para repensar o carnaval, pois precisa acabar com a bagunça e a baixaria. Muita gente vem de fora para beber, fazer sujeira e até transar na rua. Isso tem de acabar", diz a aposentada Dolores Ramos. "Quem é daqui está festejando, pois assim podemos ter um carnaval 'mais família'."

"Não ter a festa este ano pode impulsionar um outro espírito criativo nos artistas da cidade, um novo grande passo tanto para o carnaval enquanto expressão artística quanto para festa como um evento de grande porte", diz o músico Camilo Frade.

Já quem pretendia curtir a folia das marchinhas ficou frustrado, como a estudante Gisele Oliveira, de Salesópolis, que vinha negociando o fretamento de um ônibus para levar 48 foliões a São Luiz do Paraitinga. "Era algo que todos estavam esperando", lamentou.

Nas redes sociais, o cancelamento já causa bastante discussão entre os foliões. Na página Paraitinga Online uma postagem já havia rendido mais de 2 mil comentários e outros 2 mil compartilhamentos até o início da tarde desta segunda-feira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Colunas - Flavio Ricco
do UOL
do UOL
Agência Estado
Estadão Conteúdo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Colunas - Flavio Ricco
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
TV e Famosos
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
Topo