Recife e Olinda

Com frevo, pernambucanos fazem valer a tradição no Carnaval de São Paulo

Divulgação
O bloco Olha o Sucesso, criado por amigos pernambucanos em SP, tem como mascote o caranguejo e como som oficial, o frevo Imagem: Divulgação

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL

19/01/2017 16h21

Foi a saudade de casa – aliás, do “melhor Carnaval que existe”, como eles dizem – que fez um grupo de pernambucanos criar, no ano passado, em São Paulo, o bloco Olha o Sucesso. No cortejo que sai no bairro de Pinheiros, zona oeste, a regra é clara: quem manda é o frevo, principal ritmo da folia em Pernambuco.

“Eu me mudei para São Paulo em 2011, e fiz muitos amigos recifenses por aqui. Viramos um grupo de 30 a 40 pessoas. Mas sempre que nos reuníamos, falávamos sobre o Carnaval do Recife e a falta que ele fazia aqui. A festa de lá não tem igual, por mais que exista movimento aqui de Carnaval de rua, sentíamos falta do frevo”, conta a publicitária Manuela Alcoforado, uma das fundadoras do bloco junto com três amigos.

O nome do bloco brinca com uma expressão bem comum na folia de Olinda e do Recife. “Quem é de lá sempre lembra”, conta Manuela. Já o mascote deles é um caranguejo, símbolo do movimento manguebeat.

O desfile do Olha o Sucesso é no dia 18 de fevereiro, às 14h. "Na semana pré, porque no Carnaval estamos todos em Pernambuco", conta a publicitária. A concentração do bloco é em frente ao bar Point Orange, na rua da Consolação, onde esses amigos recifenses costumam se reunir.

A ideia é fazer valer a tradição pernambucana. Neste ano, o bloco terá a participação da Orquestra Multicultural Brasílica, comandada pelo maestro e conterrâneo Deca Madureira, cuja família é fundadora do Balé Popular do Recife. “Nosso bloco é bem no estilo pernambucano: de rua, sem cordão de isolamento e democrático”, afirma Manuela Alcoforado. Segundo ela, em 2016, cerca de 500 pessoas participaram da festa.

Neste domingo (22), o Olha o Sucesso faz sua prévia de Carnaval na Lapa, no espaço Serralheria. Além da orquestra Brasílica, tocam no evento o DJ Gustavo Steffen e a banda Valentino. O repertório será de frevo e música brasileira. Os ingressos antecipados estão à venda pela internet por R$ 20. Na hora, a entrada custa R$ 25.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Notícias
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
Topo