Topo

Recife e Olinda

Com frevo, pernambucanos fazem valer a tradição no Carnaval de São Paulo

O bloco Olha o Sucesso, criado por amigos pernambucanos em SP, tem como mascote o caranguejo e como som oficial, o frevo - Divulgação
O bloco Olha o Sucesso, criado por amigos pernambucanos em SP, tem como mascote o caranguejo e como som oficial, o frevo Imagem: Divulgação

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL

19/01/2017 16h21

Foi a saudade de casa – aliás, do “melhor Carnaval que existe”, como eles dizem – que fez um grupo de pernambucanos criar, no ano passado, em São Paulo, o bloco Olha o Sucesso. No cortejo que sai no bairro de Pinheiros, zona oeste, a regra é clara: quem manda é o frevo, principal ritmo da folia em Pernambuco.

“Eu me mudei para São Paulo em 2011, e fiz muitos amigos recifenses por aqui. Viramos um grupo de 30 a 40 pessoas. Mas sempre que nos reuníamos, falávamos sobre o Carnaval do Recife e a falta que ele fazia aqui. A festa de lá não tem igual, por mais que exista movimento aqui de Carnaval de rua, sentíamos falta do frevo”, conta a publicitária Manuela Alcoforado, uma das fundadoras do bloco junto com três amigos.

O nome do bloco brinca com uma expressão bem comum na folia de Olinda e do Recife. “Quem é de lá sempre lembra”, conta Manuela. Já o mascote deles é um caranguejo, símbolo do movimento manguebeat.

O desfile do Olha o Sucesso é no dia 18 de fevereiro, às 14h. "Na semana pré, porque no Carnaval estamos todos em Pernambuco", conta a publicitária. A concentração do bloco é em frente ao bar Point Orange, na rua da Consolação, onde esses amigos recifenses costumam se reunir.

A ideia é fazer valer a tradição pernambucana. Neste ano, o bloco terá a participação da Orquestra Multicultural Brasílica, comandada pelo maestro e conterrâneo Deca Madureira, cuja família é fundadora do Balé Popular do Recife. “Nosso bloco é bem no estilo pernambucano: de rua, sem cordão de isolamento e democrático”, afirma Manuela Alcoforado. Segundo ela, em 2016, cerca de 500 pessoas participaram da festa.

Neste domingo (22), o Olha o Sucesso faz sua prévia de Carnaval na Lapa, no espaço Serralheria. Além da orquestra Brasílica, tocam no evento o DJ Gustavo Steffen e a banda Valentino. O repertório será de frevo e música brasileira. Os ingressos antecipados estão à venda pela internet por R$ 20. Na hora, a entrada custa R$ 25.