Blocos de rua

Atriz Marisa Orth será porta-estandarte de bloco de capoeira

Jussara Soares
Bloco Os Capoeira Imagem: Jussara Soares

Jussara Soares

Colaboração para o UOL, em SP

24/01/2017 04h00

A atriz Marisa Orth será a porta-estandarte do bloco Os Capoeira, que estreia neste Carnaval com apresentação no dia 18 de fevereiro, no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera. A artista também participa tocando chocalho. O grupo, que tem como um dos fundadores o capoeirista e percussionista Mestre Dalua, marido da artista, mantém uma oficina de percussão na Vila Madalena e exalta a cultura da capoeira como pilar para outros ritmos, como o samba, jongo, maculelê, ijexá e frevo.

“A capoeira é o fundamento de toda a batucada que acontece no Brasil. E o bloco nasce da  proposta de trabalhar esses ritmos e a capoeira em toda a sua potencialidade”, diz Mestre Dalua, que tem ao seu lado como fundadores do bloco os também capoeiristas e percussionistas Felipe Roseno, Leandrinho e Cauê Silva.


Jussara Soares
Marisa Orth será porta-estandarte do bloco Imagem: Jussara Soares

Diferentemente de outros blocos, Os Capoeira não apostam em música pop para embalar o público. Pelo contrário, a ideia é apresentar e ampliar o conhecimento sobre cantigas de capoeira, maculelê, ijexá, candomblé e samba de roda. As exceções no set list serão as tradicionais marchinhas.

“Não é um bloco só para capoeirista, mas é para todos. É a oportunidade de descobrir não apenas uma batucada, mas toda a cultura do Brasil que muitos desconhecem”, acrescenta Mestre Dalua.

Os cerca de 60 ritmistas tocam, além de instrumentos comuns às baterias de escolas de samba, berimbau, xequerê, pandeiro e tambores de mão. “Não somos apenas um bloco, mas um movimento de cultura e de resgate da história do Brasil”, complementa o percussionista.

Os Capoeira se apresentarão, a partir das 10h, antes do no Monumento às Bandeiras, antes do desfile do bloco Bicho Maluco Beleza, do pernambucano Alceu Valença, que faz o seu terceiro Carnaval em São Paulo.

Os Capoeira
Data:
18 de fevereiro de 2017
Horário: 10h (Antes do Desfile Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença)
Local: Monumento às Bandeira - Ibirapuera

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo