Topo

Blocos de rua

Atriz Marisa Orth será porta-estandarte de bloco de capoeira

Bloco Os Capoeira - Jussara Soares
Bloco Os Capoeira
Imagem: Jussara Soares

Jussara Soares

Colaboração para o UOL, em SP

24/01/2017 04h00

A atriz Marisa Orth será a porta-estandarte do bloco Os Capoeira, que estreia neste Carnaval com apresentação no dia 18 de fevereiro, no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera. A artista também participa tocando chocalho. O grupo, que tem como um dos fundadores o capoeirista e percussionista Mestre Dalua, marido da artista, mantém uma oficina de percussão na Vila Madalena e exalta a cultura da capoeira como pilar para outros ritmos, como o samba, jongo, maculelê, ijexá e frevo.

“A capoeira é o fundamento de toda a batucada que acontece no Brasil. E o bloco nasce da  proposta de trabalhar esses ritmos e a capoeira em toda a sua potencialidade”, diz Mestre Dalua, que tem ao seu lado como fundadores do bloco os também capoeiristas e percussionistas Felipe Roseno, Leandrinho e Cauê Silva.


Marisa Orth será porta-estandarte do bloco Os Capoeira - Jussara Soares - Jussara Soares
Marisa Orth será porta-estandarte do bloco
Imagem: Jussara Soares

Diferentemente de outros blocos, Os Capoeira não apostam em música pop para embalar o público. Pelo contrário, a ideia é apresentar e ampliar o conhecimento sobre cantigas de capoeira, maculelê, ijexá, candomblé e samba de roda. As exceções no set list serão as tradicionais marchinhas.

“Não é um bloco só para capoeirista, mas é para todos. É a oportunidade de descobrir não apenas uma batucada, mas toda a cultura do Brasil que muitos desconhecem”, acrescenta Mestre Dalua.

Os cerca de 60 ritmistas tocam, além de instrumentos comuns às baterias de escolas de samba, berimbau, xequerê, pandeiro e tambores de mão. “Não somos apenas um bloco, mas um movimento de cultura e de resgate da história do Brasil”, complementa o percussionista.

Os Capoeira se apresentarão, a partir das 10h, antes do no Monumento às Bandeiras, antes do desfile do bloco Bicho Maluco Beleza, do pernambucano Alceu Valença, que faz o seu terceiro Carnaval em São Paulo.

Os Capoeira
Data:
18 de fevereiro de 2017
Horário: 10h (Antes do Desfile Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença)
Local: Monumento às Bandeira - Ibirapuera