Topo

CarnaUOL

Prefeitura de Pinheiros, em SP, convoca blocos para limpeza após desfiles

Bloco Confraria do Pasmado na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress
Bloco Confraria do Pasmado na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Jussara Soares

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/01/2017 19h52

A Prefeitura Regional de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, está convocando os 108 blocos autorizados a desfilar na região a fazerem a limpeza das ruas após a passagem do cortejo. Os grupos que se comprometerem a colaborar com o recolhimento de resíduos ganharão o selo "Bloco Amigo da Cidade". Até agora, 18 blocos já assinaram termo de compromisso aceitando cooperar.

De acordo com o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, a participação dos blocos é voluntária e aqueles que não contribuírem não serão penalizados. A ideia é que os grupos façam a limpeza e as equipes da Prefeitura supervisionem e finalizem o trabalho. Deste modo, justifica o prefeito regional, mais trabalhadores ficarão livres para atuar em outras áreas.

"Todos somos cidadãos: foliões, coordenadores de blocos, moradores e nós da Prefeitura. O que queremos com esse selo é criar no Carnaval o espírito de cidadania", diz Mathias.

De acordo com o prefeito regional, blocos pequenos e sem patrocínio poderão ajudar da maneira que puderem. "Entendemos que grupos menores têm mais dificuldade de montar essa estrutura e eles poderão colaborar da forma que puderam. Tudo tem sido feito na base do diálogo", afirma.

Divisão de responsabilidades

O Bloco do Síndico, Confraria do Pasmado e Casa Comigo são alguns que já aceitaram colaborar como modo de conscientizar o folião a também ter atitude mais cidadã. Eles, no entanto, defendem que a responsabilidade não fique somente a cargo do bloco.

"Por mais que a Prefeitura detenha toda a estrutura de limpeza, cabe a nós ajudar dentro das nossas possibilidades e, sobretudo, passar a mensagem para os foliões de manter a cidade limpa, não jogar lixo na rua, não urinar nas vias", diz o engenheiro Gustavo Gabas, um dos fundadores do Bloco do Síndico, que desfila no dia 5 de março na Avenida Hélio Pellegrino, na Vila Olímpia.

Outro que receberá o selo é o Casa Comigo. O grupo, que desfilará na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no dia 18 de fevereiro, se juntou a outros blocos que saem no mesmo endereço e na mesma data para contratar uma equipe de catadores de material reciclável.

"Acho positiva essa articulação desde que seja uma triangulação entre poder público, iniciativa privada, por meio dos patrocinadores, e os blocos", pondera o publicitário Rapahel Guedes, um dos fundadores do Casa Comigo. Desde que foi fundado em 2013 na Vila Beatriz, o bloco faz espontaneamente o recolhimento do lixo.

Mestre de bateria e um dos organizadores da Confraria do Pasmado, o engenheiro Ronaldo Bitello ressalta que o patrocinador oficial da festa nas ruas tem, entre suas responsabilidades, arcar com as despesas de limpeza urbana pós-desfiles. "Vemos essa iniciativa com bons olhos desde que isso não seja uma preparação para transferir essa responsabilidade para blocos no futuro", diz Bitello. 

Fundado em 2003, o Pasmado, que desfilará no dia 19 de fevereiro na Rua dos Pinheiros, contrata já há cinco anos uma equipe de catadores de latas para auxiliar na limpeza. "Isso, no entanto, não resolve o problema de plástico, xixi na rua e outras questões. O bloco tem uma limitação para a limpeza", observa o mestre de bateria.