Topo

CarnaUOL

Cruzada contra grafite em SP faz Doria virar marchinhas de Carnaval

Doria pintou uma parede que estava pichada na avenida 23 de maio - Zanone Fraissat/Folhapress
Doria pintou uma parede que estava pichada na avenida 23 de maio
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Jussara Soares

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/01/2017 20h25

Se em 2016, o Carnaval foi do Japonês da Federal, neste ano, o prefeito de São Paulo (PSDB), João Doria, segue liderando a corrida para se tornar o grande personagem da folia. A cruzada do político contra pichadores, grafiteiros e arte de rua já inspirou duas marchinhas que circulam nas redes sociais.

“De Brocha na TV”, de Thiago de Souza e Daniel Battistoni, e “Pinto por Cima”, de Vitor Velloso, Gustavo Manguá e Marcelinho Guerra, usam a ironia e o humor para falar sobre a decisão do prefeito de pintar os muros da avenida 23 de Maio.

"Ô todo pinta.../Não me leva mal... Tudo bem que está pintando o Carnaval/Mas ninguém aguenta ver você com esse tanto de brocha na TV", diz os versos da canção "De Brocha na TV", de Thiago de Souza e Daniel Battistoni. A dupla intitulada "Os Marcheiros" também é autora, entre outras sátiras da política brasileira, da música sobre o agente da Política Federal, Newton Ishii, que ficou famoso com suas aparições nas prisões da Operação Lava-Jato.

Ouça a marchinha "De Brocha Na TV"

UOL Entretenimento

"Acredito que nesse ano o Carnaval de São Paulo é do Doria. Até porque ele já começou a gestão dele vestido de gari, que faz uma alusão ao Renato Sorriso, que é o gari sambista da Sapucaí", diz o advogado Thiago de Souza, que é autor da letra.

A canção ainda menciona as recentes aparições de Doria, que se vestiu como trabalhadores da equipe de limpeza e conservação da cidade. "Eu já te vi de jardineiro/De pintor e de gari/Só de prefeito, eu confesso/ainda não vi."

"A ideia de promover ações fantasiosas é muito populesca. Os políticos têm que usar a mídia para informação, não para esse tipo de promoção esquisita. A inspiração da marchinha veio daí. Está na hora de ele ser prefeito, em vez de ficar vestindo fantasia", critica o compositor.

"Pra cidade ficar mais top"

Já os versos de "Pinto por Cima", que já somam mais de 300 mil visualizações no Facebook, mencionam várias localidades da cidade. "Você pode pintar primeiro/ Não deixo mole e pinto atrás/ Eu quero ver se eu pinto inteiro/ Um muro de Moema até o Brás/Pra cidade ficar mais top/Na 23 e na Faria Lima/De fantasia pra dar mais ibope/ Poso pra foto e pinto por cima!."

"A 23 de Maio é meu caminho para trabalho todo dia. Conhecia quase todos os grafites ali", diz Vitor Veloso, autor de marchinhas que fizeram sucesso em outros carnavais, como o "O Baile do Pó Royal" (2014) e "Não Enche o Saco do Chico" (2016). 

De acordo com Veloso, a inspiração veio naturalmente. "A música quase se escreveu sozinha quando vi uma matéria com o prefeito pintando por cima do grafites e dando uma entrevista bem nesse estilo marqueteiro que ele tem mostrado", diz ele, que também aposta em Doria como o grande personagem da folia em 2017. "O ano mal começou e o Doria já desfilou de várias fantasias! Gari, pintor, cadeirante, palhaço..."

Ouça a marchinha "Pinto Por Cima"

UOL Entretenimento

Conheça as letras:

De Brocha Na TV
(Thiago de Souza/Daniel Battistoni)

Ô todo Pinta...
Não me leve a mal
Tudo bem que está
pintando o carnaval
Mas ninguém mais aguenta ver você
Com esse tanto de brocha na TV
Cidade Cinza não é linda nem feliz
Vão te pixar de péssimo aprendiz
"Eu já te vi de jardineiro
De pintor e de Gari
Só de prefeito, eu confesso
Ainda não vi"

Pinto Por Cima
(Vitor Velloso, Gustavo Maguá e Marcelo Guerra)

Você pode pintar primeiro
Não deixo mole e pinto atrás
Eu quero ver se eu pinto inteiro
Um muro de Moema até o Brás
Pra cidade ficar mais top
Na 23 e na Faria Lima
De fantasia pra dar mais ibope
Poso pra foto e pinto por cima!
Pinto na ponte
Pinto no muro
Pinto de branco
Ou pinto mais escuro
Pinto de fora
E pinto dentro
Pinto na Mooca e depois pinto no centro
Eu te faço um convite
Esqueça essa bobagem de grafite
Esse muro fica muito mais bonito
Com um quadro do Romero Britto

CarnaUOL