Topo

CarnaUOL

Misses negras vão desfilar no abre-alas da Vai-Vai para exaltar beleza

Gabriel Quintão/UOL
Imagem: Gabriel Quintão/UOL

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

01/02/2017 04h00

A Miss Brasil 2016, Raíssa Santana, e outras quatro misses negras que participaram do concurso nacional de beleza confirmaram presença no desfile da Vai-Vai. Elas serão destaque do abre-alas que retratará a criação do universo e foram convidadas para exaltar a exuberância do povo negro. A escola do Bexiga será a quinta escola a entrar no Anhembi no sábado, 25 de fevereiro, e tem como enredo uma homenagem à Mãe Menininha do Gantois, a mãe de santo mais famosa do Brasil.

“Eu gostei muito do enredo, da história, porque eu faço vários desenhos e um dos meus desenhos são voltados para os Orixás. Quando surgiu esse convite eu falei 'Meu Deus, é tudo o que eu queria. Estava tudo certinho’”, contou a miss São Paulo, Sabrina Paiva, que participou nesta terça (31) de uma coletiva organizada pela agremiação em um hotel no bairro da Liberdade. 



Além de Sabrina e Raíssa, aceitaram o convite da Vai-Vai, Deise D’Anne, miss Maranhão; Mariana Theol, miss Rondônia, e Beatriz Leite Nalli, miss Espírito Santo. Em 2016, o concurso de Miss Brasil teve número recorde de participantes negras. A única que não desfilará será a Miss Bahia, Victoria Esteves, que alegou outro compromisso na data.

“Não as convidamos por acaso, mas para mostrar a beleza e o empoderamento do negro”, diz Janaína Decarli, diretora de Carnaval da Vai-Vai.

Foi por esse mesmo motivo que a MC Soffia, que aos 12 anos faz sucesso falando de preconceito e feminista na internet, também estará na apresentação. Ela será destaque do carro que trará as crianças. “Desde pequena eu ia para a Vai-Vai com meu pai e ficava vendo a bateria e queria tocar. Sempre fui Vai-Vai e sempre vou ser”, disse a artista, que também participou da coletiva.

O ator JP Rufino, que interpretou o personagem Pirulito na novela “Êta Mundo Bom”, também estará no Anhembi com a agremiação. Já o ator Taiguara Nazareth será o destaque da comissão de frente. Ele fará uma coreografia com os integrantes e desfilará representando Exu.

Sonho virou enredo

O enredo “No Xirê do Anhembi, a Oxum Mais Bonita Surgiu... Menininha, Mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil” surgiu de um sonho do presidente da Vai-Vai, Darly Silva.

“Ele sonho com este enredo quando preparávamos o desfile de 2016 sobre a França”, contou Janaína Decarli,

A homenagem à Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa ialorixá do Brasil, tem mexido com a emoção da comunidade do Bexiga. A agremiação tem lotado e feito o público cantar o samba do começo ao fim.

“A Vai-Vai é uma escola de matriz africana e sem preconceito. Falamos de vários temas, mas quando é um enredo como esse, que fala do candomblé, ficamos ainda mais felizes de poder mostrar nossa cultura e nossas raízes”, diz a diretora de Carnaval.

A Vai-Vai desfilará com 3800 componentes dividido em 32 alas. Aos interessados em participar, restam apenas fantasias em três alas. Os valores ficam entre R$ 500 e R$ 600.