CarnaUOL

Misses negras vão desfilar no abre-alas da Vai-Vai para exaltar beleza

Gabriel Quintão/UOL
Imagem: Gabriel Quintão/UOL

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

01/02/2017 04h00

A Miss Brasil 2016, Raíssa Santana, e outras quatro misses negras que participaram do concurso nacional de beleza confirmaram presença no desfile da Vai-Vai. Elas serão destaque do abre-alas que retratará a criação do universo e foram convidadas para exaltar a exuberância do povo negro. A escola do Bexiga será a quinta escola a entrar no Anhembi no sábado, 25 de fevereiro, e tem como enredo uma homenagem à Mãe Menininha do Gantois, a mãe de santo mais famosa do Brasil.

“Eu gostei muito do enredo, da história, porque eu faço vários desenhos e um dos meus desenhos são voltados para os Orixás. Quando surgiu esse convite eu falei 'Meu Deus, é tudo o que eu queria. Estava tudo certinho’”, contou a miss São Paulo, Sabrina Paiva, que participou nesta terça (31) de uma coletiva organizada pela agremiação em um hotel no bairro da Liberdade. 



Além de Sabrina e Raíssa, aceitaram o convite da Vai-Vai, Deise D’Anne, miss Maranhão; Mariana Theol, miss Rondônia, e Beatriz Leite Nalli, miss Espírito Santo. Em 2016, o concurso de Miss Brasil teve número recorde de participantes negras. A única que não desfilará será a Miss Bahia, Victoria Esteves, que alegou outro compromisso na data.

“Não as convidamos por acaso, mas para mostrar a beleza e o empoderamento do negro”, diz Janaína Decarli, diretora de Carnaval da Vai-Vai.

Foi por esse mesmo motivo que a MC Soffia, que aos 12 anos faz sucesso falando de preconceito e feminista na internet, também estará na apresentação. Ela será destaque do carro que trará as crianças. “Desde pequena eu ia para a Vai-Vai com meu pai e ficava vendo a bateria e queria tocar. Sempre fui Vai-Vai e sempre vou ser”, disse a artista, que também participou da coletiva.

O ator JP Rufino, que interpretou o personagem Pirulito na novela “Êta Mundo Bom”, também estará no Anhembi com a agremiação. Já o ator Taiguara Nazareth será o destaque da comissão de frente. Ele fará uma coreografia com os integrantes e desfilará representando Exu.

Sonho virou enredo

O enredo “No Xirê do Anhembi, a Oxum Mais Bonita Surgiu... Menininha, Mãe da Bahia – Ialorixá do Brasil” surgiu de um sonho do presidente da Vai-Vai, Darly Silva.

“Ele sonho com este enredo quando preparávamos o desfile de 2016 sobre a França”, contou Janaína Decarli,

A homenagem à Mãe Menininha do Gantois, a mais famosa ialorixá do Brasil, tem mexido com a emoção da comunidade do Bexiga. A agremiação tem lotado e feito o público cantar o samba do começo ao fim.

“A Vai-Vai é uma escola de matriz africana e sem preconceito. Falamos de vários temas, mas quando é um enredo como esse, que fala do candomblé, ficamos ainda mais felizes de poder mostrar nossa cultura e nossas raízes”, diz a diretora de Carnaval.

A Vai-Vai desfilará com 3800 componentes dividido em 32 alas. Aos interessados em participar, restam apenas fantasias em três alas. Os valores ficam entre R$ 500 e R$ 600.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
Estadão Conteúdo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Colunas - Flavio Ricco
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
TV e Famosos
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
Topo