Topo

Blocos de rua

Marchinha pró-glúten de Domingos Montagner disputa concurso. Ouça a música

Reprodução
Imagem: Reprodução

Jussara Soares

Colaboração para o UOL

03/02/2017 11h06

Uma canção composta pelo ator Domingos Montagner, morto em setembro de 2016 no intervalo das gravações da novela “Velho Chico”, está concorrendo na oitava edição do concurso de marchinhas do bloco Nois Trupica Mais Não Cai.  A música “Two Foots on the Jaca”, uma divertida ode à comida com glúten, glicose e lactose, disputará com outras 11 composições o festival que ocorre neste sábado (4), a partir das 15h, no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, em São Paulo.

A música foi composta em 2014, no restaurante Calcida, na Vila Romana. O ator estava acompanhado da mulher, Luciana Lima, e dos filhos Léo, de 13 anos, Antonio, 9, e Dante, 4.  A amiga, Lu Lopes, a Palhaça Rubra, que estava à mesa, confessou ao amigo que pensava em ter uma alimentação mais saudável, mais ao estilo da apresentadora Bela Gil. “Foi quando ele disse que era mais ‘two foots on the jaca’ e começou a cantarolar. Ali começamos a fazer a música, mas 90% da letra é dele”, conta Lu Lopes. Ouça Domingos Montagner e Lu Lopes na noite da composição, em 2014:


Confira a letra de “Two Foots On The Jaca”

(Domingos Montagner, Léo Montanger, Tóti Montanger, Dante Montanger, Lu Lima, Lu Lopes e Filipe Bragantim)

O que eu gosto é com glúten
Vou mamar na lactose
Meu espaguete não é orgânico
É tudo com glicose
Rissole, pastelzinho
Uma boa fritada
Com dois gole da marvada
Two foots on the jaca

Two foots on the jaca (4x)

Aonde já se viu
Aonde já se viu
Fazer uma receita dada pela Bela Gil
(2x)

Caipirinha à pururuca
Lasanha à bolonhesa
Doce de leite com quindim
É minha sobremesa
Sardela à putanesca
Rabada ou rabanada
Não venha com alface

Two foots on the jaca (4x)

Aonde já se viu
Aonde já se viu
Fazer uma receita dada pela Bela Gil
(2x)

Substitui lalá... lalá.. lalalá.

Duelo com Doria

A marchinha de Domingos Montagner vai duelar com duas composições que “homenageiam” o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Uma delas é “Pinto Por Cima”, de Vitor Velloso, Gustavo Maguá e Marcelinho Guerra, que faz sucesso nas redes sociais ironizando a cruzada do prefeito contra o grafite.  “Você pode pixar primeiro/Não deixo mole e pinto atrás/Eu quero ver se eu pinto inteiro/Um muro de Moema até o Brás."

A outra é "Prefeito Topzera", de Danilo Dunas, Pedro Buarque e Luiz Cossaco, que faz humor com o gosto refinado do prefeito. “No Mercadão eu vou trocar a mortadela/por sanduíche de pastrame e Carbenet/E na maloca mais saudosa da favela/fazer varanda igual Miami bem gourmet/Ponho outlet no lugar da 25/Tiro a Tarsila para entrar Romero Britto/Pego a vassoura do gari e assim eu brinco/Municipal com André Rieu vai ser bonito.”

Outra marchinha com viés político é a Tucanus-Nobris-Inocentis, de Barão di Sarno. “Vamô aprender sobre um animal exótico/Tucanu-Nobris-Inocentis/É no Brasil o seu habitat natural/Nunca vi ser preso na gaiola.” “O concurso é um incentivo aos compositores, muitos deles jovens, que sempre exploram questões políticas e temas muitos atuais”, diz Silvia Lopes, coordenadora do bloco Nóis Trupica Mais Não Cai.

Transexualidade e feminismo também são temas das marchinhas finalistas. Cesar Lopes compôs “Identidade Transcedental” para discutir a questão de gênero, enquanto que a cantora Luísa Toller fez “Mulheres na Marcha": “Maria, Maria, avisa o João que a luta começa na pia.” 

O concurso do Nóis Trupica Mais Não Cai, que teve 27 composições inscritas na primeira fase, premia os três primeiros lugares pelos júri especializado e três pelo voto popular. Há ainda prêmios de melhor intérprete, menção honrosa e melhor letra. Os vencedores ganham kit com brindes e cortesia de restaurantes. Além disso, eles se apresentam no desfile oficial do Trupica no dia 19 de fevereiro, às 14h, na Rua Belmiro Braga, na Vila Madalena.

Conheça todos os finalistas:

Arritmia – Galvão Frade
Cozinha a Olho – Bob Rio, Nando Tabchoury e Tico Marcondes
Frevo da Gente Daqui – Gustavo da Macedônia
Grito da Tarzan – Alvaro Lages
Identidade Transcedental – Cesar Lopes
Latin Lover Superman – Paulo Padilha
Louca Paixão – Paulo Padilha
Mulheres na Marcha – Luísa Toller
Pinto Por Cima – Vitor Velloso, Gustavo Manguá e Marcelinho Guerra
Prefeito Topzera -  Danilo Dunas, Pedro Buarque e Luiz Cossaco
Tucanus-Nobris-Inocentis – Barão di Sarno
Two Foots on The Jaca – Domingos Montagner, Léo Montanger, Tóti Montanger, Dante Montanger, Lu Lima, Lu Lopes e Filipe Bragantim