Recife e Olinda

Recife e Olinda celebram os 110 anos do frevo nesta quinta

Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
5.fev.2016 - Passistas de frevo, durante o desfile do bloco Galo da Madrugada, no Recife Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/02/2017 12h24

No Recife e em Olinda, onde o Carnaval já está a todo vapor, 9 de fevereiro é dia de celebrar o frevo, maior símbolo da folia de Pernambuco. O ritmo, considerado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, completa nesta quinta-feira 110 anos.

A festa começou logo cedo. Às 6h, os usuários de transporte público da cidade pegaram metrô e ônibus acompanhados de orquestras e passistas de frevo. As apresentações aconteceram nos terminais integrados Joana Bezerra (Recife) e Pelópidas Silveira (Paulista). Ao meio-dia, a festa é na Estação Central do Recife, no Centro, e no Terminal Integrado Xambá, em Olinda. E à noite, às 18h, nos terminais integrados de Camaragibe e Prazeres.

No Paço do Frevo, museu dedicado ao ritmo pernambucano, instalado no centro histórico do Recife, a programação do aniversário começou com um café da manhã com orquestra de frevo. Durante todo o dia, o espaço recebe apresentações artísticas de blocos e passistas. A festa se encerra às 17h, com um encontro de estandartes e bonecos gigantes.

Para os foliões que preferem o estilo mais poético e lento do frevo, o chamado frevo-de-bloco, um acerto de marcha reúne no Pátio de São Pedro, também no centro, cinco blocos líricos.  Os grupos se apresentam a partir das 19h.

Já em Olinda, os 110 anos do frevo é festejado com atividades gratuitas no Alto da Sé. A programação, que segue até 21h, inclui oficinas de dança, que ensinam as pessoas os principais passos do ritmo carnavalesco, e desfile de blocos.

Frevo cantado

Dois lançamentos também marcam as comemorações do aniversário, no Recife. A cantora pernambucana Cristina Amaral, lança, nesta quinta-feira, às 17h, o seu EP "Chuva de Alegria", que inclui uma participação especial de Gaby Amarantos cantando frevo. Em seguida, às 19h, na Paço Alfândega, Nena Queiroga lança o DVD "Pernambuco Falando para o Mundo", gravado em um show no Recife no qual ela recebeu no palco nomes como Ivete Sangalo, Maria Gadú e Lenine. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Notícias
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
Topo