Topo

Recife e Olinda

Recife e Olinda celebram os 110 anos do frevo nesta quinta

5.fev.2016 - Passistas de frevo, durante o desfile do bloco Galo da Madrugada, no Recife  - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
5.fev.2016 - Passistas de frevo, durante o desfile do bloco Galo da Madrugada, no Recife Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/02/2017 12h24

No Recife e em Olinda, onde o Carnaval já está a todo vapor, 9 de fevereiro é dia de celebrar o frevo, maior símbolo da folia de Pernambuco. O ritmo, considerado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, completa nesta quinta-feira 110 anos.

A festa começou logo cedo. Às 6h, os usuários de transporte público da cidade pegaram metrô e ônibus acompanhados de orquestras e passistas de frevo. As apresentações aconteceram nos terminais integrados Joana Bezerra (Recife) e Pelópidas Silveira (Paulista). Ao meio-dia, a festa é na Estação Central do Recife, no Centro, e no Terminal Integrado Xambá, em Olinda. E à noite, às 18h, nos terminais integrados de Camaragibe e Prazeres.

No Paço do Frevo, museu dedicado ao ritmo pernambucano, instalado no centro histórico do Recife, a programação do aniversário começou com um café da manhã com orquestra de frevo. Durante todo o dia, o espaço recebe apresentações artísticas de blocos e passistas. A festa se encerra às 17h, com um encontro de estandartes e bonecos gigantes.

Para os foliões que preferem o estilo mais poético e lento do frevo, o chamado frevo-de-bloco, um acerto de marcha reúne no Pátio de São Pedro, também no centro, cinco blocos líricos.  Os grupos se apresentam a partir das 19h.

Já em Olinda, os 110 anos do frevo é festejado com atividades gratuitas no Alto da Sé. A programação, que segue até 21h, inclui oficinas de dança, que ensinam as pessoas os principais passos do ritmo carnavalesco, e desfile de blocos.

Frevo cantado

Dois lançamentos também marcam as comemorações do aniversário, no Recife. A cantora pernambucana Cristina Amaral, lança, nesta quinta-feira, às 17h, o seu EP "Chuva de Alegria", que inclui uma participação especial de Gaby Amarantos cantando frevo. Em seguida, às 19h, na Paço Alfândega, Nena Queiroga lança o DVD "Pernambuco Falando para o Mundo", gravado em um show no Recife no qual ela recebeu no palco nomes como Ivete Sangalo, Maria Gadú e Lenine.