Blocos de rua

Bloco Pilantragi faz último ensaio e prepara Carnaval de tolerância em SP

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL

17/02/2017 04h00

O Bloco Pilantragi -- que desfila no próximo domingo (19), em São Paulo -- espera reunir um público de 60 mil pessoas neste ano. Com tema que defende o respeito e condena a homofobia, o bloco fez na noite desta quinta-feira sua última prévia antes da folia.

A festa, que aconteceu no Mundo Pensante, no bairro da Bela Vista, embalou a noite dos foliões ao som de MPB e canções típicas do Carnaval dançante do país — incluindo tecnobrega, samba, axé, marchinhas e frevos.

Carnaval também é um momento de estarmos na rua, de desenvolver as relações, de ser respeitado. Essa é uma festa que recebe gente de todo jeito, inclusive", explica o DJ e produtor Rodrigo Bento, criador da festa.

Este é o quinto ano do bloco, que desfila na tarde do domingo pelo bairro de Perdizes, na zona oeste. Entre as novidades desse ano estão dois trios elétricos — um com uma banda em homenagem ao Carnaval baiano e outro com discotecagem de Rodrigo Bento.

Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Levantando a bandeira da liberdade do corpo, o Pilantragi também leva à avenida ações contra os padrões socialmente impostos. "Teremos a participação de 25 mulheres integrantes do projeto Maravilhosas Corpo de Baile, que resgata e amplia a auto estima por meio da dança e da música, explica Bento.

Oficina

Para que o baile do Pilantragi estivesse colorido e cheio de foliões fantasiados, o coletivo ofereceu oficinas gratuitas de fantasia. A ação tomou conta do Mundo Pensante na quinta-feira, entre 17h e 22h. O público pôde criar acessórios e maquiagem para a folia de Momo.

A estudante Ana Borges participou das oficinais. Ela chegou à tarde e confeccionou uma viseira florida e aprendeu a fazer sua própria maquiagem carnavalesca. "Vou viajar durante o feriado, e resolvi aproveitar o Carnaval agora. Eu queria curtir as prévias", explicou, empolgada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo