São Paulo

Alceu Valença vira porta-voz da música pernambucana no pré-Carnaval de SP

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2017 17h07

Alceu Valença arrastou foliões para a região do parque Ibirapuera, em São Paulo, neste sábado (18). Após o desfile do bloco Os Capoeira, que contou com as atrizes Marisa Orth e Mel Lisboa, o cantor pernambucano trouxe a música do estado para a capital paulista. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas acompanharam a folia.

Eram 12h40 quando Alceu Valença subiu no trio-elétrico, ovacionado pelas pessoas. Como um porta-voz, da música pernambucana no Carnaval de São Paulo, o cantor fez exatamente como seu público esperava: cantou frevos, maracatu e embolada, tão comuns ao seu repertório durante as festas no Recife.

No terceiro ano do Bicho Maluco Beleza, o bloco reuniu centenas de pessoas, muitos deles usando sobrinhas de frevo e vestindo a camisa com a bandeira de Pernambuco.

Alceu abriu a apresentação cantando a música que dá título ao bloco. Depois emendou com frevos tradicionais, como "Tropicana" e "Bom Demais".

O desfile seguiu pela avenida Pedro Álvares Cabral, até o Monumento às Bandeiras. Alceu Valença cantou acompanhado de sua banda, com naipe de metais e 20 integrantes. 

Festa nordestina

Gente de todas as idades, algumas até fantasiadas, foram acompanhar as apresentações que, para eles, era um pouco da festa nordestina em São Paulo. O casal Jardel Ferreira e Stefany Souza levou a afilhada Thayre, de quatro anos, para curtir seu primeiro Carnaval.

"Eu vi no jornal, e decidi trazer ela para se divertir. Ela está gostando", disse Stefany. Nascida no Ceará, mas mora do em São Paulo, a moça também aproveitou o evento para matar um pouco da saudade da terra natal, segundo ela. "Cresci vendo minha família ouvir Alceu Valença, e vim vê-lo hoje."

Foi essa conexão de Alceu com a música do Nordeste que fez a estudante Mayara Souza decidir ir, mesmo sozinha, ver o desfile do bloco Bicho Maluco Beleza, puxado pelo cantor pernambucano.

"Sou filha de pernambucanos e acho Alceu um monstro do Carnaval de lá. Esse é o terceiro ano que venho para o bloco, que pra mim é um pedacinho do Carnaval do Recife aqui", afirma Mayara. "Quero ouvir ele cantar 'Voltei, Recife' e 'Morena Tropicana'."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
Maurício Stycer
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
Topo