Topo

CarnaUOL

Com Marisa Orth e Mel Lisboa, bloco abre festa nordestina do Carnaval de SP

Mateus Araujo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2017 12h39

Um pedacinho do Nordeste abrilhantou o sábado (18) de pré-Carnaval em São Paulo com o desfile do bloco Os Capoeira, que abriu a festa para o bloco Bicho Maluco Beleza, do cantor Alceu Valença. A folia acontece ao lado de fora do parque Ibirapuera, zona sul da capital, desde as 10h,

Com batuques, ijexás, samba e maracatu, Os Capoeira, bloco percussivo, cantou músicas ligadas à herança africana na cultura brasileira.
 
"Acho que Os Capoeira devia sempre abrir o Carnaval de São Paulo, porque capoeira e candomblé foram os primeiros batuques do Brasil. É muito axé", disse a atriz Marisa Orth, porta-estandarte da agremiação, que ainda contou a presença da atriz Mel Lisboa na percussão.
 
Gente de todas as idades, algumas até fantasiadas, foram acompanhar as apresentações que, para eles, era um pouco da festa nordestina em São Paulo. O casal Jardel Ferreira e Stefany Souza levou a afilhada Thayre, de quatro anos, para curtir seu primeiro Carnaval. 
 
"Eu vi no jornal, e decidi trazer ela para se divertir. Ela está gostando", disse Stefany. Nascida no Ceará, mas mora do em São Paulo, a moça também aproveitou o evento para matar um pouco da saudade da terra natal, segundo ela. "Cresci vendo minha família ouvir Alceu Valença, e vim vê-lo hoje."
 
Foi essa conexão de Alceu com a música do Nordeste que fez a estudante Mayara Souza decidir ir, mesmo sozinha, ver o desfile do bloco Bicho Maluco Beleza, puxado pelo cantor pernambucano.
 
"Sou filha de pernambucanos e acho Alceu um monstro do Carnaval de lá. Esse é o terceiro ano que venho para o bloco, que pra mim é um pedacinho do Carnaval do Recife aqui", afirma Mayara. "Quero ouvir ele cantar 'Voltei, Recife' e 'Morena Tropicana'."

CarnaUOL