Blocos de rua

Simpatia É Quase Amor festeja 100 anos do samba, canta hino e borrifa água

Giovani Lettiere

Colaboração para o UOL, no Rio

18/02/2017 22h18

Pode até parecer clichê um bloco de Carnaval homenagear o samba, mas diante de cortejos com músicas dos Beatles, de MPB, de funk... foi no ritmo dos tamborins que o Simpatia É Quase Amor se destacou na agenda de 112 desfiles deste fim de semana no Rio -- justamente por celebrar o centenário do samba.

O samba-enredo do bloco -- que tem entre os compositores o sambista Diogo Nogueira, que não compareceu -- lembrou Donga, autor do primeiro samba gravado no Brasil, "Pelo Telefone" (1917), e a escravidão. Diz um trecho da música: "Depois do fim da senzala, batuque, terreiro e perseguição / Mas essa voz não se cala! / Virou centenária a nossa canção! / De Donga pra cá / Poetas, bambas, guerreiros / Samba agoniza mas não morre / Teu canto é forte, é brasileiro".

O sol forte, com sensação térmica de 41 graus, não diminuiu a empolgação do folião que acompanhou o bloco, atrás da bateria, pela avenida Vieira Souto, em Ipanema. O Simpatia -- que tem 33 anos de tradição -- sempre reúne mais de 100 mil pessoas e é o primeiro megabloco a desfilar neste Carnaval carioca. Muita cerveja, água e superventiladores borrifando água (novidade desde Carnaval na orla, mimo patrocinado por um banco federal) foram indispensáveis para os foliões que acompanharam o desfile pela avenida.

Clima de pegação

Douglas Shineidr/UOL
Marcos Mendonça e Lycio Diniz: galos de briga que só querem mesmo é azaração Imagem: Douglas Shineidr/UOL
Muitos foliões queriam aproveitar o bloco para beijar muito na boca. Caso dos amigos Marcos Mendonça e Lycio Diniz, fantasiados de galo de briga. "Mas não estamos aqui para brigar, não. Viemos para azarar muito as meninas", explicou Lycio, solteiro. As universitárias Luane Castilho, Caroline Souza e Natália Fendler estavam caracterizadas como policiais sensuais. "Se for necessário, quero prender muita gente. Nosso alvo é nos divertir. E rola muita pegação, claro, já que estamos todas solteiríssimas", contou Caroline.

Douglas Shineidr/UOL
Luane Castilho, Caroline Souza e Natália Fendler, no Simpatia É Quase Amor Imagem: Douglas Shineidr/UOL
Cinco amigos de São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio, aproveitam o funk do momento, "Deu Onda", do MC G15 (aquele do polêmico refrão "Meu pai te ama", para fazer graça com a frase em cinto idiomas! "Estamos ainda no clima da Olimpíada e imprimimos a frase em português, inglês, espanhol, francês e alemão para chegar nosso clima de pegação também entre as turistas estrangeiras, para juntar todos os países no Carnaval do Rio, o melhor do mundo!", justificou o universitário Matheus Amaral, de 24 anos.

Já as amigas Lita Santos e Raquel Custódio capricharam nas fantasias de coelhinha e sereia, respectivamente, mas não estavam muito dispostas a encarar a pegação de Carnaval. "Quero mais é curtir o bloco. Sou muito exigente e não fico com qualquer um. Gosto de um bom papo e aqui não dá mesmo. Aqui para mim é zero pegação. Vai ver por isso que estou encalhada", desabafou a professora Lita. "Arrumar um peixão aqui é muito difícil, com esse mar de gente bêbada", lamentou a médica Raquel.

O Simpatia começou com uma hora de atraso e abriu seu desfile, ainda na concentração, cantando o Hino Nacional em ritmo de samba, seguido por alguns sambas-enredos famosos da Mangueira, por exemplo, antes de cantar o seu, "O centenário do samba".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo