Blocos de rua

Baixo Augusta leva 300 mil foliões às ruas com tema "A Cidade é Nossa"

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL

19/02/2017 18h41

Com o tema "Primeiramente, A Cidade é Nossa", o Acadêmicos do Baixo Augusta levou 300 mil pessoas à rua da Consolação, região central de São Paulo. O bloco, que é o maior da cidade, endossou um discurso político em defesa da ocupação do espaço público.

As críticas a João Doria e as polêmicas políticas recentemente aplicadas em São Paulo inspiraram foliões nas suas fantasias. Como o sociólogo Felipe Moda, que se fantasiou satirizando o prefeito. "Essa é uma crítica à gestão de São Paulo, que quer apagar todas as cores  da cidade", diz Moda, vestindo uma camisa cinza com um crachá com o nome de Doria.

Para Felipe Moda, o Baixo Augusta é um legítimo ato político, de afirmação dos cidadãos. Mesma ideia defendida pelo coordenador de serviço Leandro Lima e pelo assistente de logística Hebert Ferreira, que se fantasiaram de Chiquinha, personagem do programa Chaves.

"É muito importante o bloco trazer a questão política e fazer as pessoas refletirem", opina Lima. "Carnaval é uma manifestação popular, e levantar um tema político faz parte."

Famosos e engajados: Os amigos que botam o Baixo Augusta na rua

Festa

O Acadêmicos do Baixo Augusta é conhecido como um bloco que reúne inúmeros artistas e famosos, no desfile. Neste ano, participaram da festa nomes como a cantora Fafá de Belém -- que fez duelo com o guitarrista Felipe Cordeiro, tocando músicas paraenses -- as atrizes Emanuelle Araújo, Leandra Leal, os cantores Otto, Junio Barreto, e os atores Bruno Mazzeo, Alexandre Nero e Joaquim Lopes.

Reinando absoluta, a atriz Alessandra Negrini, rainha de bateria do Baixo Augusta, causou frisson com sua fantasia inspirada no Parque Augusta. O terreno de 24 mil metros quadrados, localizado na região que dá nome ao espaço, está fechado e é motivo de um ação na justiça contra sua venda a imobiliárias.

Ovacionada pela multidão de gente, Alessandra se disse emocionada com a alegria das pessoas. É uma loucura. Uma grande emoção. Carnaval é uma experiência única", diz a atriz.

Alessandra Negrini samba ao som de "Vou Festejar", de Beth Carvalho

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Agência Estado
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
Agência Estado
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo