Recife e Olinda

Com Lenine e Virgínia Rodrigues, Recife dá início ao Carnaval, nesta sexta

Roberta Guimarães/UOL
8.fev.2016 - A estimativa é de que mais de 250 mil pessoas lotaram o palco principal do carnaval do Recife para ver Nação Zumbi, Jota Quest e o Rappa Imagem: Roberta Guimarães/UOL

Mateus Araújo

Colaboração para o UOL, em Recife

24/02/2017 04h00

Embora o clima de Carnaval já impere na cidade desde o início do ano, o Recife começa oficialmente sua folia nesta sexta-feira (24). A cerimônia de abertura da festa acontece a partir das 18h, no Bairro do Recife, centro. Um cortejo reunindo cerca de 600 batuqueiros de maracatu, seguindo em direção à praça do Marco Zero, marca o pontapé inicial do maior festejo popular da capital pernambucana.

Os cantores Lenine e Virgínia Rodrigues foram convidados para participar do show de abertura, junto ao coral Voz Nagô. A noite desta sexta é dedicada ao percussionista Naná Vasconcelos, morto no ano passado. Nos últimos 16 anos, o músico foi responsável pela cerimônia que abre o Carnaval recifense.

Roberta Guimarães/UOL
Imagem: Roberta Guimarães/UOL
Acompanhada pela orquestra do maestro Edson Rodrigues, Vírginia é a primeira a subir ao palco. Ela canta o “Frevo Nº 1 do Recife”, composta por Antonio Maria e gravada na voz de Maria Bethânia. Lenine se junta ao espetáculo com as canções “Lavadeira do Rio”, “A Ponte” e “Loa” -- música composta por Naná Vasconcelos.

Imagens do percussionista pernambucano serão exibidas durante o espetáculo, nos telões, incluindo cenas de sua viagem à África e outras de ele cantando “Nizinga”, composição que faz referência a uma majestade africana.

Por fim, Lenine e Virgínia se juntam ao coral feminino Voz Nagô, ou maestro Nilsinho (amigo e parceiro artístico de Naná) e às 13 nações de maracatu para cantar “Sou a pele de um Tambor”, música inédita feita por Naná Vasconcelos.

Após o abre oficial, ao som do maracatu, o público ainda assiste a apresentações de caboclinhos e caem no frevo, com show de artistas locais e nacionais. Entre eles, a cantora Vanessa da Mata.

Atrações

Neste ano, durante os quatro dias de Carnaval do Recife, os foliões acompanham 2 mil apresentações, em cerca de 50 polos espalhados pela cidade. Nomes como Gaby Amarantos, Titãs, Jorge Aragão, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Tulipa Ruiz estão entre as atrações da festa.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Arcanjo
do UOL
do UOL
do UOL
Carnaval 2017
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Notícias
do UOL
UOL Carnaval 2017 - Link Externo
do UOL
Topo